Gervásio regressa à publicidade como “símbolo único e capaz de gerar empatia e ligação emocional à reciclagem” (com vídeo)

Por a 7 de Junho de 2021

“Quando, há 25 anos, a SPV lançou uma campanha televisiva onde um chimpanzé aprendia a reciclar numa hora e 12 minutos, sabíamos que estávamos já a fazer algo inédito”, assegura Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, que agora faz regressar o Gervásio à comunicação da entidade. “Mais de 20 anos passados, recuperamos um símbolo único e capaz de gerar empatia e ligação emocional à reciclagem ao evocar uma memória comum às gerações mais velhas e despertar o carinho dos mais novos”, justifica a responsável.

É nesse sentido que um grupo de crianças foi desafiado a criar, a partir de embalagens usadas, a sua própria versão do Gervásio, dando origem a cinco filmes que serão divulgados ao longo dos próximos meses e onde o icónico símbolo da reciclagem regressará à televisão enquanto animação 3D com o objectivo de “dar voz a uma nova era da reciclagem, impulsionada por aqueles para quem a sustentabilidade e as preocupações ambientais são já parte do seu ADN”.

“Quando entrevistámos estas crianças para desenvolver a campanha, uma delas afirmou prontamente que ‘Se reciclarmos podemos salvar o mundo’. É esta ideia já tão presente nos mais pequenos que nos comprova que em 25 anos conseguimos realmente mudar mentalidades. Estas crianças não se lembram do Gervásio, mas nasceram numa sociedade que já acredita na importância da reciclagem e que transmite essa missão aos mais novo”, comenta Ana Trigo Morais, sublinhando que “esta é a verdadeira recompensa por mais de um quarto de século a promover a reciclagem”. “Agora é preciso continuar”, defende a CEO da Sociedade Ponto Verde.

A iniciativa conta ainda com a plataforma O Regresso do Gervásio, onde é possível acompanhar a recuperação do ícone das campanhas de sensibilização para a importância da reciclagem, ficar a saber mais sobre a personagem e sobre vários filmes integrarão a nova campanha. A criatividade é da Winicio, com produção da Show Off.

Deixe aqui o seu comentário