Como o Euro 2020 está a impactar as audiências da RTP1, SIC e TVI

Por a 14 de Junho de 2021

O jogo de abertura do Euro 2020, esta sexta-feira, 11 de Junho,  deu a liderança à TVI. A selecção italiana jogou como visitante no seu país e venceu a Turquia por três bolas a zero, na partida que deu o pontapé de saída do Campeonato da Europa de 2020. A TVI foi a televisão anfitriã desta partida. Em média, mais de 1.3 milhões assistiu à partida, a que correspondeu um share de 30.6%. Este também foi o programa mais visto do dia, superando as audiências de telenovelas e telejornais. A Sport TV1 transmitiu o jogo em simultâneo e averbou uma audiência média de 35 mil telespectadores e um share de 0.8%.

A TVI beneficiou da transmissão da partida de estreia do Euro 2020 e atingiu a liderança de canais. Com uma quota de share de 19.8%, a estação de Queluz subiu à liderança, registando mais 0.6 p.p. que a SIC e mais 2.6 p.p. face à média do mês de Maio.

RTP1 teve o jogo mais visto, mas foi o Dinamarca x Finlândia (TVI) que deixou a Europa em suspenso

A vitória da Bélgica sobre a Rússia foi a partida mais vista do dia 12 de Junho, sábado, em termos de audiência média (863 mil telespectadores e um share de 19.8%). Ainda assim, as principais atenções do dia foram para o Dinamarca x Finlândia, emitido pela TVI. Aos 42 minutos de jogo, Christian Eriksen (Dinamarca) caiu inanimado no relvado e saiu de maca para o hospital de Copenhaga minutos depois. Este momento chamou a atenção dos portugueses que se colaram aos ecrãs para saber ao pormenor o estado de saúde do dinamarquês. A partida, que começou às 17h, teve de ser interrompida e a continuação do jogo esteve em causa. O jogador apresentou melhorias e pediu aos companheiros de equipa que fossem a jogo. Pelas 19h30, jogaram-se, então, os restantes 3 minutos da primeira parte e a consequente segunda parte. No acumulado do jogo, observou-se uma audiência média de 800 mil telespectadores, a que correspondeu um share de 23.7%.

A Sport TV transmitiu em directo e em exclusivo o empate a uma bola entre o País de Gales e a Suíça. A partida contou com uma audiência média de 67 mil telespectadores e um share de 2.1%.

Mesmo tendo emitido o jogo com mais audiência média do dia, a RTP1 não conseguiu aumentar a sua quota de share para valores acima da média de maio. Por sua vez, registou menos 0.4 p.p., somando 11% de share. Já a TVI voltou a liderar, desta vez pela margem mínima. A estação de Queluz registou um share de 17.9%, mais 0.1 p.p. que a SIC. Este último teve no programa Terra Nossa – Especial João Moutinho o mais visto do dia. Destaque para a Sport TV1 que fruto das emissões de todos os jogos do Euro 2020, aumentou em +0.5 p.p. a sua quota de share para os 0.9%.

Análise aos jogos de domingo

O terceiro dia de competição, a 13 de Junho, começou com o jogo de cartaz Inglaterra x Croácia. A selecção inglesa levou a melhor sobre os croatas e venceu pela margem mínima, com um golo de Sterling. A TVI foi a estação transmissora do jogo que registou uma audiência média de 862 mil telespectadores, sendo
este, até ao momento, o terceiro jogo mais visto do torneio.

Já a Sport TV emitiu em exclusivo o Áustria x Macedónia do Norte e o Países Baixos x Ucrânia. O primeiro jogo foi histórico para os austríacos que atingiram a primeira vitória numa fase final de um Euro. Esta partida registou uma audiência média de 41 mil telespectadores. A última partida do dia atingiu uma audiência média de 72 mil telespectadores. A vitória suada dos Países Baixos foi a partida mais vista do Euro 2020 em sinal fechado até ao momento.

Análise da responsabilidade da agência de meios Initiative. Consulte aqui a análise completa aos três primeiros dias de Euro 2020

Deixe aqui o seu comentário