Cannes Lions está de regresso com quebra de 6% nas inscrições

Por a 18 de Junho de 2021

Numa edição que marca o regresso do festival, ainda que em formato exclusivamente digital, após um ano de interregno, são 29.074 os trabalhos na corrida aos leões em Cannes, o que representa uma quebra de 6% relativamente a 2019. Nesse ano, o último em que o festival internacional de criatividade Cannes Lions entregou troféus, o número de trabalhos inscritos chegou aos 30.953. Apesar de admitir pela primeira vez a inscrição de trabalhos com um período de avaliação alargado a dois anos, a organização atribuiu a diminuição de projectos a concurso na edição que arranca esta segunda-feira ao facto de as agências e empresas terem feito uma “viragem para estratégias de curto prazo para enfrentar circunstâncias sem precedentes”.

A comprovar isso mesmo, argumenta a organização, estão as categorias com maior quebra nas inscrições, Eficácia Criativa (-38%) e Estratégia Criativa (-20%), habitualmente aquelas em que os projectos vencedores assentam num planeamento e estratégia de longo prazo. Em sentido contrário, aquelas em que o crescimento foi mais significativo representam categorias dedicadas a projectos nas áreas mais impulsionadas pelo contexto pandémico, com destaque para o digital. É o caso de categorias como Titanium, onde os trabalhos inscritos tiveram um incremento de 15%, Social & Influenciadores, que cresceu 14%, ou e-commerce, que viu subir 12% o número de inscrições.

Em ano de estreia, a nova categoria Creative Business Transformations Lions, que pretende distinguir “a criatividade que empurra o negócio em frente”, regista, segundo a organização, um primeiro ano “forte”, com 202 inscrições. Filme continua a ser a categoria com maior número de trabalhos na corrida aos leões, totalizando 2.726 inscrições.

Entre esta sexta-feira e sábado foram já divulgadas as cinco primeiras shortlists, nas categorias de Titanium, Inovação, Glass: The Lion for Change, Health & Wellness e Pharma, não havendo, para já, trabalhos nacionais entre os finalistas. No primeiro dia do festival serão conhecidos os vencedores nas categorias de Health & Wellness, Pharma, Print & Publishing, Design e Outdoor. O festival Cannes Lions arranca esta segunda-feira, 21 de Junho, decorrendo, em formato exclusivamente digital, até sexta-feira, 25 de Junho.

Deixe aqui o seu comentário