Abriu a caça aos leões: Já há quatro trabalhos nacionais na corrida (com vídeos)

Por a 20 de Junho de 2021

Quatro trabalhos, seis nomeações. É este o primeiro balanço da participação nacional na edição deste ano do festival Cannes Lions, após terem sido conhecidas, ao longo do fim-de-semana, as primeiras shortlists. O festival arranca oficialmente esta segunda-feira, em formato exclusivamente digital e após um ano de interregno forçado pelo contexto pandémico, com um total de 29.074 trabalhos na corrida aos leões, inscritos por agências de 89 mercados.

Em destaque, com duas nomeações cada, surgem os projectos Estreia-te e Estende a Renda. O primeiro, desenvolvido pela unidade criativa in-house da The Walt Disney Company Portugal para os canais Fox e já premiado em vários festivais nacionais, chega a shortlist em duas categorias, entrando na corrida entre os finalistas de Outdoor e Print & Publishing. Também na categoria de Outdoor, com nomeação em dose dupla, surge o projecto criado pela Nossa para o Minipreço, numa iniciativa que juntou a cadeia de supermercados à Associação do Património e População de Alfama no apoio aos moradores para combater a gentrificação no bairro lisboeta.

Ainda na categoria de Print & Publishing, vão também a jogo a Havas Lisboa e as Raparigas da Bola, à procura de fintar a concorrência com The Day-After-Women’s Day Newspappers, projecto que ocupou as capas dos três diários desportivos portugueses no day-after do Dia da Mulher para dar corpo à iniciativa #ElasTambémJogam e chamar a atenção para a diferença de exposição dada a homens e mulheres no desporto.

À espera de ter acertado no preço de um leão para marcar presença na montra final dos melhores trabalhos da categoria de Media está a dupla João Ribeiro e Miguel Durão, a.k.a Stream & Tough Guy. Press Certo, que levou João Ribeiro ao concurso apresentado por Fernando Mendes na RTP, foi uma acção de auto-promoção criada pela dupla para assinalar o lançamento da nova agência.

Além de Print & Publising, Outdoor e Media, entre esta sexta-feira e domingo foram já divulgadas também as shortlists de Design, Titanium, Inovação, Glass: The Lion for Change, Health & Wellness e Pharma, não havendo trabalhos nacionais entre os finalistas nestas categorias.

O festival arranca esta segunda-feira, decorrendo, em formato exclusivamente digital, até sexta-feira. Neste primeiro dia de Cannes Lions serão conhecidos os vencedores nas categorias de Health & Wellness, Pharma, Design, Print & Publishing e Outdoor, as duas últimas com trabalhos nacionais entre os finalistas. Os vencedores da categoria de Media, onde há igualmente um projecto luso na corrida, serão divulgados esta terça-feira.

Deixe aqui o seu comentário