2020 foi o terceiro pior ano do investimento publicitário em Portugal no século XXI

Por a 4 de Junho de 2021

O investimento publicitário em Portugal caiu 14,4 por cento entre 2019 e 2020, de acordo com dados Omnicom publicados no relatório “Apoio financeiro aos media durante o período pandémico e análise ao estado do mercado publicitário 2019-2020”, da responsabilidade da Obercom. O mercado, como consequência da pandemia de covid-19, terá encerrado o ano passado a valer 512 milhões de euros. Este é o terceiro valor mais baixo dos últimos 19 anos. Só em 2012 e 2013, anos de crise financeira, é que se encontram valores inferiores aos registados em 2020.

Como refere a análise da Obercom, entre 2002 e 2007/2008 verifica-se uma fase de expansão, ultrapassando o investimento publicitário a barreira dos 800 milhões de euros em 2007. Assistiu-se depois a quebras sucessivas de investimento na ordem dos 1,1 por cento entre 2007 e 2008 e de 14,6 por cento entre 2008 e 2009. O mercado continuou a cair nos anos seguintes, atingindo o valor mínimo do século XXI em 2013, com 463 milhões de euros. Desde então que se registava um crescimento consistente até à chegada do novo coronavírus.

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