destaque

Um novo mandato para a APPM

Por a 21 de Maio de 2021


Carlos Sá foi eleito novo presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, que passa a contar com uma filial no Porto

A APPM (Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing) apresenta uma nova direcção para o triénio 2021-2024. Carlos Sá, chief marketing officer da Talent SGPS, assume a presidência da direcção da associação, substituindo Rui Ventura. No mandato anterior, Carlos Sá ocupava já a vice-presidência da APPM. Na nova direcção, Carlos Sá é acompanhado por Tiago Fleming, director de marketing e comunicação do Banco Carregosa, e Catarina Barradas, directora de marketing da Walt Disney, ambos vice-presidentes. Victoria San Martin, directora de marketing e vendas da Livensa Iberia, assume a presidência da mesa da assembleia geral. Manuel Paula, director de marketing do El Corte Inglés, terá a seu cargo a presidência do conselho fiscal nos próximos anos.

“A nossa prioridade é tornar a APPM ainda mais relevante enquanto associação dos profissionais desta área, através do crescimento orgânico, que passará, sobretudo, pelo aperfeiçoamento da relação com os nossos associados e pela criação de linhas de trabalho e de colaboração, no plano institucional, com o Estado, organismos públicos, associações empresariais, industriais e profissionais congéneres, assim como com associações de marketing internacionais”, adianta ao M&P o novo presidente. Carlos Sá destaca que nos últimos anos a APPM foi capaz de se rejuvenescer com a dinamização de iniciativas como o Congresso Nacional de Marketing, a Marketing Marathon, entre outros projectos. “Este caminho dos eventos e networking vai continuar com grande dinâmica e iniciamos já, neste âmbito, uma série de eventos que designamos como phygitalks, um ciclo de talks sobre marketing, inovação e tecnologia”.

Para Maio estão previstos vários webinars. Os próximos no calendário são Como Medir R.O.I em Media (12 de Maio) e Next Best Action num Mundo Digital (27 de Maio). A edição anual da Marketing Marathon realiza-se a 17 de Junho, num formato híbrido. O Congresso Nacional do Marketing está marcado para 18 de Novembro. Estão também na calha melhorias do Myappm.pt, enquanto plataforma de relação com os associados, assim como o desenvolvimento da certificação dos profissionais de marketing e o incremento da representação institucional. “Descentralizar e estar próximo dos profissionais de marketing de todo o país vai ser outro dos nossos grandes objectivos. Além de iniciativas em todos os distritos, abrimos a 3 de Maio uma filial no Porto, à semelhança do que a APPM fez nos anos 70”, adianta o mesmo responsável.

Desde 1967, ano de criação da então Sociedade Portuguesa de Comercialização, que entretanto evoluiu e hoje é representada pela APPM enquanto associação que junta os profissionais do marketing, que a estrutura associativa já contou, ao longo destas décadas, com cerca de 10 mil sócios. Actualmente o número de membros da APPM ronda os mil, “mas estamos a preparar um conjunto de iniciativas para os associados que pretendemos convidar a voltar a estar connosco e para os novos que pretendemos conquistar. Entre estes estão os oito mil estudantes de marketing e publicidade que frequentam o ensino superior. É seguramente possível crescer, dada a cada vez maior comunidade de profissionais neste sector”, indica Carlos Sá, frisando que “os nossos associados pretendem que a APPM seja a instituição agregadora de conhecimento e informação que ajude, por um lado, a clarificar a importância da função do marketing e do papel dos seus profissionais, assim como a enfatizar a importância do marketing no desenvolvimento das organizações”.

Carlos Sá é licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM e frequentou programas executivos do Instituto Empresa de Madrid e da London Business School. Assumiu vários cargos de administrador do IADE e do IPAM, sendo também administrador e chief marketing officer na Talent SGPS.

Deixe aqui o seu comentário