NetAudience: TVI retém liderança no digital com Correio da Manhã por perto

Por a 14 de Maio de 2021

Mais 320 pessoas alcançadas. É esta a diferença que separa TVI e Correio da Manhã e garante à estação de Queluz, em Abril e pelo quarto mês consecutivo, o título de meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal. Apesar de ver o seu reach multiplataforma diminuir face ao mês anterior, quando alcançava perto de 3,4 milhões de pessoas, as 3.284.832 pessoas alcançadas em Abril permitiram à estação de Queluz segurar a liderança do NetAudience, conquistada no arranque de 2021. O detalhe dos números assume especial importância no último mês já que a liderança foi muito disputada, com o Correio da Manhã a ficar muito próximo de recuperar a primeira posição, com 3.284.512 pessoas alcançadas. O diário da Cofina voltou assim a ocupar a segunda posição, tendo descido igualmente de um reach multiplataforma fixado nos 3,34 milhões de pessoas em Março.

A última posição do top 3 dos meios com maior alcance digital volta, também pelo quarto mês consecutivo, a mudar de mãos. Depois da SIC, em Janeiro, do Expresso, em Fevereiro, e da Flash, em Março, é a vez de o semanário da Impresa reassumir em Abril o estatuto de terceiro meio de comunicação mais lido no digital, com 2,56 milhões de pessoas alcançadas, sendo o segundo entre os títulos de imprensa generalista. Posições que foram, durante muito tempo, ocupadas pelo Jornal de Notícias, título que, recorde-se, tal como acontece com todas as outras publicações detidas pelo Global Media Group, passou a estar ausente do ranking da Marktest a partir do início deste ano. O mesmo acontece com o Sapo. Ausências que, justificava a empresa de estudos de mercado numa nota publicada juntamente com os resultados apurados em Janeiro, “reflectem as dificuldades que todos sofremos em 2020”.

O top 5 fica completo com a SIC, que alcançou em Abril cerca de 2,5 milhões de pessoas, e com a Flash, que somou aproximadamente 2,3 milhões de pessoas alcançadas. Destaque ainda, acima da fasquia dos 2 milhões, para a NiT, com um reach de aproximadamente 2,2 milhões de pessoas no último mês. No segmento económico, o Jornal de Negócios sobe de 1,75 milhões de pessoas alcançadas em Março para 1,85 milhões de pessoas no último mês, subindo à nona posição do ranking geral.

A liderança do segmento desportivo permanece nas mãos do Record, que registou em Abril um reach multiplataforma de 1,54 milhões de pessoas, crescendo face aos 1,47 milhões alcançados no mês anterior. Na ausência de O Jogo, o desportivo da Cofina é seguido pelo site MaisFutebol, que viu o seu reach descer de 1,03 milhões de pessoas alcançadas em Março para cerca de 888 mil.

Na análise aos resultados das estações de televisão, além da TVI, que ocupa o primeiro lugar do ranking, e da SIC, que ocupa o quarto lugar, a RTP, que desceu da nona à 11ª posição do ranking, apresenta um alcance digital de 1,75 milhões de pessoas, descendo dos 1,97 milhões de reach que apresentava em Março.

No segmento da rádio, tal como nos dois meses anteriores, a liderança é ocupada pela RFM. A estação do grupo Renascença Multimédia viu o seu reach multimplataforma crescer dos 1,13 milhões de pessoas alcançadas em Março para 1,78 milhões em Abril, o que lhe valeu a entrada no top 10 do ranking geral. Num ranking que conta, recorde-se, com a ausência da TSF, o segundo lugar voltou a ser ocupado em Abril pela Rádio Comercial. Ao subir de cerca de 798 mil pessoas alcançadas em Março para 803 mil no último mês, a estação da Media Capital Rádios manteve-se À frente da Renascença, que desceu das 743 mil pessoas alcançadas para cerca de 645 mil.

Analisando os resultados por grupo de media, a Media Capital recupera em Abril a liderança perdida no mês anterior para a Cofina. A dona da TVI registou um reach multiplataforma de 3 milhões e 998 mil pessoas, enquanto a dona do Correio da Manhã e da CMTV ficou pelos 3 milhões e 976 mil pessoas alcançadas no digital. Na ausência do Global Media Group, que ocupava em Dezembro a segunda posição com um reach digital de 4,29 milhões de pessoas, o top 3 é agora encerrado pela Impresa, que registou em Abril 3,53 milhões de pessoas alcançadas nas plataformas digitais. Seguem-se a Renascença Multimédia (2,26 milhões) e a RTP (1,75 milhões).

O ranking NetAudience apresenta desde Maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: 4,99 milhões de indivíduos alcançados em multiplataforma no último mês.

Deixe aqui o seu comentário