Bancos, empresas e meios juntam-se para apoio alimentar. Campanha arranca com dois milhões de euros

Por a 19 de Maio de 2021

É uma nova campanha nacional de angariação de fundos para comprar alimentos básicos (leite, cereais, arroz, azeite, feijão, massa ou atum), sendo que 20 por cento do montante será destinado a apoiar as necessidades das famílias relacionadas com medicamentos. Sob o lema #TodosJuntos, a iniciativa junta bancos, marcas e grupos de media.

Foi seleccionada como plataforma de distribuição dos alimentos a Rede de Emergência Alimentar, iniciativa lançada pela Entreajuda para dar resposta às situações de carência resultantes do impacto da pandemia da covid-19.

Banco BPI/Fundação La Caixa, Banco Montepio, Banco Santander, Caixa Geral Depósitos, Crédito Agrícola, Millennium BCP/Fundação Millennium BCP, Novo Banco, Bankinter, BBVA e Banco Carregosa aderiram à iniciativa. Os dez bancos comprometeram-se com uma contribuição total de 1,8 milhões de euros e convidaram a associar-se à iniciativa mais de 30 empresas, que contribuíram com donativos financeiros e bens alimentares. O montante reunido antes do lançamento oficial desta iniciativa é já superior a dois milhões de euros.

Entre as empresas que se associaram à campanha com donativos encontram-se a COSEC, Exporplás, Fundação Ageas, Grupo Bel, MysticInvest Holding, Nors, Primavera Software, Prio, Sodecia, Sogepoc, Sovena e Visabeira. Lactogal, Logoplaste, Missão Continente, Pingo Doce, Sr. Bacalhau e Sumol + Compal contribuíram com bens alimentares.

Federação Portuguesa de Futebol, Fundação do Futebol – Liga Portugal e os grupos de media e publicidade Cofina, Global Media, Grupo Renascença, Impresa, JCDecaux, Media Capital, Observador, Público, RTP e as rádios locais vão divulgar uma campanha para apelar à mobilização de cidadãos, empresas e instituições, entre 19 de Maio e 2 de Junho de 2021. O processo de distribuição dos donativos será acompanhado por uma auditoria externa promovida pela Deloitte. A campanha de marketing e comunicação está a cargo da BBDO, que se juntou em regime pro bono à iniciativa, assim como a Mindshare e a Tinkle.

As doações podem ser efectuadas no Multibanco, MBWay ou através das contas-pacote dos bancos. Existem também linhas de valor acrescentado, com a colaboração da NOS, Meo e Vodafone.

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