Audiências de outdoor

Por a 19 de Maio de 2021

O actual contexto pandémico foi muito penalizador para a mobilidade e por consequência para a audiência da publicidade em meio exterior. Nesse sentido, a semana 4 e 5 foram os pontos mais baixos de audiência em 2021, em virtude do 2º “lockdown” que sofremos nessa altura.

Mas a audiência do meio Outdoor tem vindo a recuperar fortemente, pois os índices de mobilidade da população têm permitido obter agora uma audiência bastante substancial e com tendência crescente, desde a semana 6 deste ano.

Foi na semana 14, com o claro desconfinamento da população, e animado pelo bom tempo, que registamos um aumento mais substancial (+20,6%) da audiência do meio Outdoor, face à semana imediatamente anterior. Esta recuperação ganhou ainda maior expressão nas semanas seguintes, culminando na semana 18 com um total de 71419 GRP’s, o que já é cerca de 95% do valor médio semanal que se verificava no trimestre anterior à pandemia.

Uma recuperação já praticamente ao nível da “normalidade”, fruto do aumento da mobilidade que verificamos diariamente. Logo na semana 14 os valores de audiência (63269 GRP’s) já foram até superiores à semana do Natal (51) onde a mobilidade e a correria inerente à época, foram evidentes e fortes. Mas foi na semana 17 e sobretudo na semana 18 onde se verificou um claro normalizar das audiências, fruto de uma mais intensa mobilidade da população portuguesa.

Estes valores de audiência, medidos pelo Painel OOH da PSE, podem ser melhor explicados quando vemos a evolução verificada pelo indicador “Cobertura” e pela “Frequência” do Meio Exterior, ou seja, o “Reach% Semanal” e o “Número Médio de Contactos por Semana”, que o meio, na sua globalidade, obteve. Indicadores que podemos observar no gráfico seguinte:


Recordamos que este estudo abrange todos os operadores de publicidade exterior participantes no painel OOH da PSE. O número total de faces publicitárias auditadas pelo estudo, à data desta
análise, era de 54007 faces, que constituem o “Total do Meio Outdoor” para esta análise.

No gráfico vemos que a “Cobertura” do meio se manteve estável no período em análise, da semana 51 de 2020 até à semana 14 de 2021.

Variou apenas entre 85,2% na semana 5 e os 89% da semana 14. Ou seja, 89% da população viu pelo menos uma face publicitária exterior na semana 14 deste ano. Nas últimas semanas passou para 90% um valor igual ao que acontecia
antes da pandemia.

Já a frequência de contacto teve um comportamento, naturalmente, mais errante, em função da mobilidade da população. O ponto menor foi obtido na semana 4, onde durante uma semana o número médio de contactos foi de 466 impactos. Esse valor foi subindo depois, paulatinamente, até disparar na semana 14 para os 798 impactos médios semanais. E desde ai tem vindo sempre a subir até a semana 18, já muito próximos dos valores ditos normais que se
verificavam antes da pandemia.

*Fonte: Painel OOH da PSE

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