Presidência Portuguesa da UE prepara conferência sobre Inteligência Artificial e o Futuro do Jornalismo

Por a 28 de Abril de 2021

logo PT UE 2021Está marcada para os dias 11 e 12 de Maio, no Palácio Nacional da Ajuda, a conferência A Inteligência Artificial e o Futuro do Jornalismo – A IA tomará posse do 4º Poder?, organizada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Os trabalhos arrancam às 14h do dia 11 de Maio (terça-feira) com o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva. Estão previstos cinco painéis ao longo dos dois dias: Como estão a ser utilizadas as tecnologias baseadas em IA nas redações; A IA e o jornalismo: Natureza, papel, competências e modelos de negócio; IA e o serviço público de media; IA, Desinformação, Pluralismo e Democracia; Desafios para as políticas públicas para o futuro do jornalismo/jornalismo do futuro. O encontro termina às 16h do dia 12 de Maio, com a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

A conferência decorre em suporte online. As inscrições decorrem até 7 de Maio.

O objectivo desta conferência é a de “sensibilizar para a adopção e o impacto da IA na produção, distribuição e consumo de noticias, e promover uma reflexão sobre o jornalismo do futuro na era digital, procurando identificar as oportunidades e os riscos a médio e longo prazo, e procurando antecipar os desafios para as políticas públicas, ao nível da UE e dos Estados-Membros, de forma a garantir, simultaneamente, o pleno aproveitamento do potencial daquela tecnologia, a manutenção de uma imprensa que serve o interesse público e o empoderamento dos cidadãos”, referem os responsáveis.

Deixe aqui o seu comentário