NetAudience: TVI segura liderança no digital

Por a 12 de Abril de 2021

Media CapitalO estatuto de meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal mantém-se, pelo terceiro mês consecutivo, nas mãos da TVI. Apesar de ver o seu reach multiplataforma diminuir face aos resultados alcançados nos primeiros dois meses do ano, as quase 3,4 milhões de pessoas alcançadas em Março garantiram à estação de Queluz a liderança do NetAudience, conquistada no arranque de 2021. Em Janeiro, a TVI assumiu a liderança do ranking da Marktest com um reach multiplataforma de aproximadamente 3 milhões e 932 mil pessoas, ultrapassando o Correio da Manhã, posição que manteve em Fevereiro com um reach de 3,6 milhões de indivíduos.

O diário da Cofina volta a ocupar a segunda posição, tendo descido igualmente dos 3,45 milhões de pessoas alcançadas em Fevereiro para um reach multiplataforma, no mês de Março, fixado nos 3,34 milhões. O top 3 dos meios com maior alcance digital volta a ser encerrado, também pelo terceiro mês consecutivo, por um novo ocupante. Depois da SIC, em Janeiro, e do Expresso, em Fevereiro, foi a vez de a Flash assumir em Março o estatuto de terceiro meio de comunicação mais lido no digital, com 2,58 milhões de pessoas alcançadas.

A terceira posição foi, durante muito tempo, ocupada pelo Jornal de Notícias, título que, tal como acontece com todas as outras publicações detidas pelo Global Media Group, passou a estar ausente do ranking da Marktest a partir do início deste ano. O mesmo acontece com o Sapo. Ausências que, justificava a empresa de estudos de mercado numa nota publicada juntamente com os resultados apurados em Janeiro, “reflectem as dificuldades que todos sofremos em 2020”.

O Expresso continua assim a ocupar o segundo lugar entre os títulos generalistas e a quarta no ranking geral, subindo ligeiramente dos 2,58 milhões de pessoas alcançadas em Fevereiro para muito próximo dos 2,6 milhões em Março.

A liderança do segmento desportivo permanece nas mãos do Record, que registou em Março um reach multiplataforma de 1,47 milhões de pessoas, uma descida ligeira face aos 1,49 milhões alcançados no mês anterior. Na ausência de O Jogo, o desportivo da Cofina é seguido pelo site MaisFutebol, que viu o seu reach descer dos 1,21 milhões de pessoas em Fevereiro para 1,03 milhões de pessoas alcançadas em Março. No segmento económico, o Jornal de Negócios sobe dos 1,71 milhões de pessoas alcançadas em Fevereiro para 1,75 milhões no último mês.

Analisando os resultados das estações de televisão, além da TVI, que ocupa o primeiro lugar do ranking, segue-se a SIC, que ocupa o quinto lugar do ranking geral, com um reach multiplataforma de aproximadamente 2,3 milhões de pessoas, uma diminuição face aos 2,33 milhões registados no mês anterior. A RTP, que desceu da sétima à nona posição do ranking, apresenta um alcance digital de 1,97 milhões de pessoas, descendo da fasquia dos dois milhões já que em Fevereiro se situava nos 2,89 milhões de reach.

Entre as rádios, tal como em Fevereiro, a liderança é ocupada pela RFM. A estação do grupo Renascença Multimédia desce, no entanto, dos 1,39 milhões para 1,13 milhões de pessoas alcançadas em Março. Num ranking que conta, recorde-se, com a ausência da TSF, o segundo lugar passou a ser ocupado em Março pela Rádio Comercial. Ao subir de cerca de 578 mil pessoas alcançadas em Fevereiro para 798 mil no último mês, a estação da Media Capital Rádios ultrapassou a Renascença, que desceu das 861 mil para cerca de 743 mil pessoas alcançadas.

Na análise aos resultados por grupo de media, a Media Capital perde a liderança que deteve nos primeiros dois meses do ano para a Cofina. A dona do Correio da Manhã e da CMTV registou em Março um reach multiplataforma de 4 milhões e 81 mil pessoas, enquanto a dona da TVI ficou pelos 4,03 milhões de pessoas alcançadas no digital. Na ausência do Global Media Group, que ocupava em Dezembro a segunda posição com um reach digital de 4,29 milhões de pessoas, o top 3 é agora encerrado pela Impresa, que registou em Março 3,48 milhões de pessoas alcançadas nas plataformas digitais. Seguem-se a RTP (1,97 milhões) e a Renascença Multimédia (1,7 milhões).

O ranking NetAudience apresenta desde Maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: 5,02 milhões de indivíduos alcançados em multiplataforma no último mês.

Deixe aqui o seu comentário