Havas mostrou que elas também jogam e garantiu lugar na final do One Show (com vídeo)
A campanha da Havas Lisboa que ocupou as capas dos três diários desportivos portugueses no day-after do Dia da Mulher para mostrar a diferença de exposição dada a homens e mulheres no desporto é o único projecto nacional na shortlist do One Show. The Day-After-Women’s-Day Newspapers, campanha que deu corpo à iniciativa #ElasTabémJogam do grupo Raparigas da Bola, está entre os finalistas da competição na categoria Sustainable Development Goals, criada para distinguir ideias que se destaquem na luta para atingir algum dos 17 objectivos sustentáveis estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. No caso desta campanha, está em causa o objectivo número cinco, igualdade de género.
O conceito partiu de uma análise às notícias publicadas nos jornais desportivos no dia imediatamente após ser assinalada a data que chama a atenção para a luta pelos direitos das mulheres, onde se constata que, apesar de no Dia da Mulher ser dado destaque ao sexo feminino nas mais variadas áreas da sociedade, no resto do ano não será bem assim e a diferença de exposição persiste. A análise revelou que, no dia após o Dia da Mulher, as mulheres praticamente não tinham espaço nas páginas dos jornais desportivos. A iniciativa #ElasTambémJogam surge para sublinhar essa falta de visibilidade, transformando todas as notícias publicadas dos três diários desportivos portugueses no dia 9 de Março num gráfico dividido em duas cores: uma para os homens e outra para as mulheres.
“As marcas dos jornais foram tapadas por um autocolante que nos convoca a partilhar notícias de atletas femininas, através do hashtag da campanha”, explicava a agência na altura, sendo que os gráficos resultantes deste projecto foram endereçados a jornalistas, influenciadores digitais e atletas para amplificar o alcance da acção.