Há um novo festival para “pôr o país a falar do interior”

Por a 7 de Abril de 2021

VisitDTI_1200x627pxArranca esta quinta-feira um festival de três dias para “debater o estado do interior do país e refletir sobre o seu futuro”. O VisitPortugal Descobre o Teu Interior resulta de uma iniciativa da plataforma independente de jornalismo, cultura e educação Gerador, com apoio institucional do Turismo de Portugal. “Este é um importante passo na estratégia de continuamente falarmos do interior de Portugal como um dos pilares da nossa actividade. Algo que se vai notar, para além do festival, nas vertentes editorial e educacional já nos próximos meses”, promete Tiago Sigorelho, presidente do Gerador. Além do festival, o projecto irá estender-se à “produção de conteúdos regulares, capacitação de agentes turísticos e produção de conhecimento específico através de estudos de mercado”.

O festival, que nesta primeira edição irá decorrer em formato exclusivamente digital com transmissão a partir do site gerador.eu, contará com vários palcos e a participação de várias “personalidades da sociedade portuguesa, da política à cultura”. No palco principal VisitPortugal, a programação arranca, esta quinta-feira, com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, num painel dedicado à internacionalização do interior como destino turístico, a que se seguirá um debate entre Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e Tomás Froes, CEO da Partners, sobre “como aumentar a notoriedade dos territórios do interior a nível internacional, com consequência na captação de turistas estrangeiros”. O primeiro dia termina com a apresentação de um conjunto de pequenas entrevistas que “irão revelar o testemunho de quem decidiu mudar-se para Portugal e desenvolver a sua actividade ou criar negócios turísticos com base no interior do país”.

A “discussão do estado actual do interior e as consequências deixadas pela pandemia” será o foco so segundo dia de festival, com oradores como Adolfo Mesquita Nunes, Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior, João Teixeira Lopes, Joana Mortágua, Rui Horta, Magda Henriques e Tiago Pereira. Turismo interno, a cultura, a educação, a sustentabilidade e o futuro do interior do país serão os temas em discussão no último dia, com a presença de personalidades como Cristina Siza Vieira, da AHP, Dalila Dias, das Aldeias Históricas, Francisco Ferreira, da ZERO, Carlos Miguel, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Margarida Pinto Correia, Afonso Cruz, a reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, ou o pedagogo e fundador da Escola da Ponte, José Pacheco.

“Esta iniciativa do Gerador irá permitir a discussão e a reflexão sobre o potencial do interior, sobretudo nesta altura que todos esperamos seja de retoma, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento destes territórios”, acredita Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, entidade que apoia a iniciativa no âmbito da Estratégia do Turismo 2027, que define a dispersão do turismo pelo território como um dos eixos de actuação das políticas públicas.

A par dos debates no palco principal VisitPortugal, o festival terá também palcos virtuais com programação paralela, como o Palco Música Portuguesa a Gostar dela Própria, com curadoria de Tiago Pereira, um palco dedicado ao cinema português, com curadoria da Academia Portuguesa de Cinema, além de pavilhões com programação dos municípios parceiros do festival, como a Câmara Municipal de Mértola e da Guarda.

Deixe aqui o seu comentário