Jornalista da TVI distinguida com o Prémio Rei de Espanha na categoria de ambiente

Por a 4 de Março de 2021

PlásticoPlástico: O Novo Continente, uma série de reportagens emitidas pela TVI, valeu à jornalista portuguesa Catarina Canelas o Prémio Especial Ibero-Americano de Jornalismo Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, vinculado aos galardões do Rei de Espanha. Atribuída por unanimidade do júri, a distinção sublinha as “imagens impactantes que reflectem um enorme problema global e a invasão dos plásticos nos mares”, que colocaram o trabalho em destaque entre as 155 candidaturas submetidas por mais de duas dezenas de países ibero-americanos. “Este reconhecimento de uma distinção tão importante a nível internacional é uma honra e um orgulho imenso”, escreveu a jornalista nas redes sociais.

Composta por por sete episódios e exibida pela TVI em Agosto do último ano, a série documental foi realizada em conjunto com João Franco, Nélson Costa e Teresa Almeida, resultando num trabalho que, descreve a estação de Queluz, “documenta de forma extensa, numa série de reportagens filmada em quatro continentes, os perigos que pressupõem a presença do plástico no oceano, sobretudo para os animais marinhos, para a vida selvagem, em geral, e para os seres humanos”.

Para isso, foi recolhida a “opinião de especialistas, investigadores, cientistas, organizações conservacionistas e ecologistas que trabalham também na luta contra o plástico”. A série de reportagens está actualmente disponível através do TVI Player.

Deixe aqui o seu comentário