Google doa 25 milhões ao fundo da Gulbenkian e do Instituto de Florença para combater desinformação

Por a 31 de Março de 2021

googleA Google anunciou que vai contribuir com 25 milhões de euros para o novo Fundo Europeu para os Media e Informação criado pela Fundação Gulbenkian e o Instituto Universitário de Florença, que visa combater a desinformação.

“Ao mesmo tempo que navegamos nas incertezas e nos desafios do ano passado, ficou provado que é mais importante do que nunca que as pessoas acedam a informações precisas e separem factos da ficção”, afirma Matt Brittin presidente para o negócio e operações da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) da Google, citado pela Lusa. A Google, que é uma das primeiras contribuintes do Fundo Europeu para os Media e Informação, desafia “outras organizações” a apoiarem a literacia digital.

“Apoiar projectos de literacia digital e verificação de factos” é o objectivo do novo Fundo Europeu para os Media e Informação criado pela Gulbenkian e pelo Instituto Universitário Europeu. Assegurando uma gestão “com total independência em relação aos eventuais doadores”, o fundo destina-se à atribuição de subsídios a investigadores, entidades sem fins lucrativos e outras que se empenham em combater a desinformação e que solicitem apoio para iniciativas de verificação de factos ou de literacia digital, além de atribuir bolsas individuais a jovens estudantes, académicos, investigadores e decisores nestas áreas.

Deixe aqui o seu comentário