Teresa Figueira, Catarina Carvalho e Especial Branded Content

Por a 25 de Fevereiro de 2021

K_mep-Mont_879“O nosso foco deve estar na responsabilidade que temos, enquanto sector, de ajudar a atravessar este período com esperança, criando relações de proximidade, contribuindo para a reconstrução da economia, aconselhando as lideranças e reestabelecendo a confiança dos públicos nas empresas, marcas, instituições e organizações públicas e privadas”. A convicção é de Teresa Figueira, presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas (APECOM), que representa, nas palavras da responsável, cerca de 73 por cento do sector da consultoria em comunicação em Portugal, com uma facturação de 36 milhões de euros. Em entrevista ao M&P, que está em destaque na capa desta quinzena do M&P, analisa a forma como a pandemia impactou o sector. Ainda neste número, João Correia Pereira (Judas) apresenta as suas escolhas do besf of teletrabalho. Acompanhamos um dia de trabalho de Bruno Batista (GCI). Os artigos de opinião são assinados por António Cunha Vaz (CV&A) e por Joana Teixeira (Fullsix). Fique a par dos temas da edição desta quinzena do M&P.

Entrevista: “O sector, como um todo, resistiu bem”
Teresa Figueira, presidente da APECOM, analisa a forma como a pandemia impactou o sector.

5 exemplos de financiamento de jornalismo local
Recorrem a doações, criação de comunidade de assinantes e mecenato. Em alguns casos, são detidos por associações ou cooperativas. Fique a conhecer cinco meios de comunicação social de âmbito local que têm modelos inovadores de financiamento.

Dar visibilidade à diversidade e inclusão num banco
O BNP Paribas, que emprega seis mil colaboradores em Portugal, passou a contar com uma direcção de responsabilidade social e corporativa, que inclui as áreas de diversidade e inclusão.

“O nosso modelo de negócio é o de pertença”
O jornal digital A Mensagem de Lisboa chegou esta semana com um modelo inovador de abordar o jornalismo local, as parcerias e a relação com a comunidade. Catarina Carvalho apresenta o projecto.

O (futuro) impacto do 5G
Análise de Jaime Lino Neto, associado da Abreu Advogados, e Catarina de Medeiros Carreiro, advogada estagiária da Abreu Advogados.

À escuta
Produtores de conteúdos, meios e marcas disputam uma área cada vez mais sofisticada: a dos podcasts. Passamos em revista alguns projectos e lançamos pistas sobre estratégias para as marcas investirem no território dos conteúdos áudio.

Especial: Presença das marcas nos conteúdos vai continuar a ganhar peso
Com um crescimento sustentado ao longo dos últimos anos, as áreas de branded content e brand entertainment têm vindo a ganhar espaço na oferta dos grupos de media. Responsáveis ouvidos pelo M&P antecipam que esta será uma fonte de receita cada vez mais determinante na operação comercial, não só pelo peso crescente no investimento captado, mas também pela capacidade de atrair novos anunciantes.

Especial: Como estão a evoluir as equipas de branded content nos media
Após uma primeira fase em que os projectos de branded content eram sobretudo desenvolvidos do lado das agências criativas e de meios, os grupos de media criaram internamente equipas para a produção deste tipo de conteúdos. Com esta área a assumir maior peso estratégico, como são estas equipas actualmente? Que competências integram e qual o perfil destes profissionais?

Especial: Seis projectos em que marcas e conteúdos se deram bem
Um perfume com nome de talent show, o regresso às aulas em formato de entretenimento familiar, sustentabilidade à boleia de um automóvel eléctrico, uma viagem ao Centro de Portugal e outra pela EN2 ou sessões de exercício para tempos de confinamento. Foi este o resultado quando pedimos a cada grupo de media que escolhesse um projecto de branded content capaz de mostrar como as marcas podem viver dentro dos conteúdos.

versão completa desta edição em formato e-paper é exclusiva para subscritores do M&P. Pode comprar apenas esta edição  ou efectuar uma assinatura do M&P aqui obtendo o acesso imediato. Para mais informações contacte: Graça Dias – 215 825 426 – [email protected]

Deixe aqui o seu comentário