Marco Galinha assume presidência da Global Media

Por a 17 de Fevereiro de 2021
Marco Galinha. CEO do grupo Bel

Marco Galinha, CEO do grupo Bel e novo presidente do conselho de administração do Global Media Group

O empresário Marco Galinha, que detém actualmente uma posição de 40% no capital da Global Media, é o novo presidente do grupo detentor de títulos como o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, O Jogo ou a estação de rádio TSF. Integram também o conselho de administração, de acordo com uma nota interna a que o M&P teve acesso, Domingos de Andrade e Guilherme Pinheiro, que desempenharão igualmente funções ao nível da comissão executiva que fará a gestão corrente de todo o negócio do grupo. Afonso Camões passará a exercer funções como secretário-geral do Global Media Group.

A composição do novo conselho de administração do grupo ficou decidida esta quarta-feira numa assembleia geral para a eleição dos corpos sociais até 2024, na qual Marco Galinha foi eleito por unanimidade dos accionistas. O empresário assume assim a presidência do conselho de administração, tendo como vogais, com funções executivas, Domingos de Andrade e Guilherme Pinheiro. Passam também a integrar a administração do grupo, enquanto vogais sem funções executivas, António Manuel Frade Saraiva, João Pedro Alves Ventura Silva Rodrigues, José Pedro Carvalho Reis Soeiro, Kevin King Lun Ho, Philip Manuel Eusébio Yip, Rui Fernando Baptista Moura, Maria Inês Cardoso e Rosália Amorim. As directoras, respectivamente, do Jornal de Notícias e Diário de Notícias, passam assim a integrar também a administração do grupo.

“Foram igualmente nomeados e eleitos nesta assembleia geral os membros do conselho fiscal, que terá como presidente Maria Matilde da Costa Lavouras Francisco, e como vogais António Guilherme Rodrigues Frutuoso de Melo, Tiago Licínio da Costa Romeiro da Rocha e Luís Miguel Dantas (suplente), bem como a Sociedade de Revisores Oficial de Contas, que ficará a cargo da PKF-Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, Lda”, informa ainda a nota interna a que o M&P teve acesso.

Na sequência da nomeação do conselho de administração, foi eleita uma comissão executiva, que “emana do conselho de administração” e “terá a responsabilidade da gestão corrente de todo o negócio do grupo”, sendo composta pelos administradores Domingos de Andrade, actualmente director-geral editorial do grupo e director da TSF, e Guilherme Pinheiro, que ocupa desde 2018 o conselho de administração com o pelouro financeiro.

Deixe aqui o seu comentário