Janeiro: Pagamentos com cartão caíram 10 por cento, mas nos supermercados cresceram 12,9 por cento

Por a 19 de Fevereiro de 2021

supermercadoO valor das operações com cartão de pagamento caiu, em Janeiro, 10 por cento em relação ao mesmo mês de 2020, atingindo 9.693 milhões de euros, adiantou o Banco de Portugal (BdP), em comunicado, citado pela Lusa. O número de operações com cartão caiu 19,6 por cento no mesmo período, para 171,2 milhões.

“Os sectores de atividade mais afectados foram a restauração, a Administração Pública e o alojamento, com reduções de 57,9 por cento, 60 por cento e 77,5 por cento no valor das compras com cartão, respectivamente”, detalhou o BdP. “Apesar de o sector do comércio a retalho ter registado uma contração de 2,7 por cento em termos homólogos, em Janeiro de 2021 o valor das compras em supermercados/hipermercados cresceu 12,9 por cento e as compras em estabelecimentos de produtos alimentares, bebidas e tabaco subiu 48,5 por cento”, indicou a entidade. O Banco de Portugal acrescenta que a “evolução de Janeiro de 2021 representou um agravamento face a dezembro de 2020, em que a redução homóloga tinha sido de -1 por cento, e justifica-se pelo reforço das medidas de confinamento, com o encerramento das escolas”.

O BdP considera que os dados sugerem que as medidas de confinamento adoptadas no início de 2021 estão a ter um impacto menos significativo no valor das compras efetuadas com cartão do que as adotadas entre Março e Junho do ano passado.

Deixe aqui o seu comentário