Arrancou novo jornal dedicado a Lisboa dirigido por Catarina Carvalho

Por a 22 de Fevereiro de 2021

mensagemFicou online esta segunda-feira o jornal Mensagem de Lisboa, desenvolvido por Catarina Carvalho e Ferreira Fernandes (ex-directora executiva e ex-director do Diário de Notícias). “É um jornal digital e comunitário de Lisboa. É um projecto ligado à cidade que vai, não só dar histórias da cidade, como construir uma comunidade à volta das pessoas que fazem Lisboa. É algo que não existe. Em Portugal há muito tempo que deixou de haver jornalismo local, sobretudo em Lisboa”, considera Catarina Carvalho, directora da publicação.

A Mensagem de Lisboa é da responsabilidade da empresa A Mensagem da Brasileira, que tem como sócios Ferreira Fernandes, Tiago Quaresma, João Marecos e A Brasileira. Apesar de a redacção estar situada na Baixa, a sede do título localiza-se na morada do café histórico da rua Garrett.

A equipa é composta por sete pessoas a que se juntam vários colaboradores, como Afonso Reis Cabral, António Araújo, Maria do Rosário Pedreira, Rui Cardoso Martins, Susana Moreira Marques ou Maria José ́Oliveira. Existe um conselho editorial que integra nomes como António Quaresma (administrador do grupo Valor do Tempo, que detém, entre outros A Brasileira), o modelo Armando Cabral, o jornalista Paulo Pena ou o geógrafo João Seixas.

A editora está em negociações com o Sapo para que assuma a área comercial digital. “Temos outros projectos que esperamos que sejam apoiados, como um podcast e algumas newsletters”, acrescenta a directora. As receitas virão também das contribuições da comunidade de leitores. “O nosso modelo de negócio não é o de venda de notícias. É o modelo de negócio de pertença, é um membership project, com vantagens de se pertencer à comunidade. Ser membro da comunidade permite ter acesso às reuniões e aos debates que vamos organizar e fazer parte das entrevistas com pessoas que interessem”, enumera Catarina Carvalho. Integrar a comunidade terá um custo à volta de seis euros por mês.

O jornal Mensagem de Lisboa arranca com várias parcerias. O título está incluído no Newspack, um projecto da Google com a WordPress para sites de editores locais e hiperlocais, trabalha com estudantes da área de Jornalismo da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e com os do curso de ilustração da Lisbon School of Design. Ganhou ainda uma bolsa de 30 mil dólares do Facebook Journalism Project. Os responsáveis não adiantam o valor do investimento no título.

Mais informação sobre a estratégia de lançamento do Mensagem de Lisboa e sobre novos modelos de negócio do jornalismo local na próxima edição do M&P

Deixe aqui o seu comentário