Adagietto quer posicionar-se como “agência estratégica” e contrata Gilberto Barros para liderar criatividade

Por a 22 de Fevereiro de 2021

Giba“Queremos ser, aos olhos de todos os clientes, o que já somos para alguns, e aquilo que há muito tempo somos internamente: uma agência estratégica”, aponta Miguel Moreira Rato, CEO da Adagietto, que acaba de anunciar a contratação de Gilberto Barros. O profissional, que até ao final do último ano esteve na agência O Escritório, chega para assumir a direcção criativa executiva, numa nova estrutura pensada com o objectivo de “tornar mais criativa e transversal a resposta aos mais diversos tipos de briefing”. Além do CEO e do novo director criativo executivo, fazem parte desta estrutura João Nunes, director executivo da agência, e Tiago Monte, coordenador criativo.

“Em 2021 queremos que na Adagietto um briefing de redes sociais possa terminar numa campanha de vídeo, ou que um plano de PR mais tradicional possa resultar num PR stunt ou num podcast que melhor represente tudo aquilo que a marca tem para dizer. Queremos contar a melhor história para aquele produto e para aquela marca. E é essa história e essa ideia que determinará os canais escolhidos”, explica Miguel Moreira Rato, justificando a evolução do posicionamento da agência pelo facto de “termos indo percebendo ao longo deste tempo que os nossos planos eram bem mais transversais do que o que os briefings nos pediam”.

Quando refere a intenção de assumir esse posicionamento enquanto “agência estratégica”, o responsável esclarece que isso passa por ser uma agência “que recebe um briefing e o analisa, o desconstrói, o trabalha de forma estratégica, antes sequer de pensar no canal que vai ser usado para a implementação”. “Isto, por si, já é bastante disruptivo pois implica uma transformação interna profunda de processos e equipas”, sublinha Miguel Moreira Rato.

“O que a Adagietto estava a ‘cozinhar’ vinha directamente de encontro às minhas inquietudes. Departamentos que trabalham em conjunto, mas com especialistas de diversas áreas, uma estrutura integrada e ágil. Nomeadamente a área de PR, esse expertise que as agências tradicionais de publicidade até hoje desejam, mas não sabem assim tão bem como funciona”, afirma Gilberto Barros, lembrando que “todos querem que suas campanhas e produtos virem notícias”. “Na Adagietto esse obstáculo é muito menor. Agora o desafio é tornar toda a agência mais criativa, envolvendo não só a equipa, mas também os clientes”, aponta o novo director criativo executivo da agência.

Gilberto Barros conta com um percurso profissional iniciado no mercado brasileiro, em agências como a Dm9DDB e Ogilvy São Paulo, tendo seguido depois para a Leo Burnett em Madrid. Passou depois pela Lola, primeiro em Madrid e depois em Lisboa. Após uma paragem por dois anos para abrir um restaurante em Mallorca, regressou à publicidade em 2018, n’ O Escritório, onde esteve até ao final do último ano.

Deixe aqui o seu comentário