NetAudience: Correio da Manhã encerra 2020 na liderança

Por a 14 de Janeiro de 2021

CMO Correio da Manhã despediu-se de 2020 como o meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal, totalizando em Dezembro um reach multiplataforma de 3 milhões e 808 mil pessoas. O diário da Cofina, que ocupa a liderança do NetAudience desde Agosto, viu o seu alcance digital crescer face aos 3 milhões e 542 mil pessoas que alcançou no mês anterior. Na segunda posição do ranking da Marktest continua a estar a TVI, que regista igualmente uma subida dos 3,33 milhões de pessoas alcançadas no digital em Novembro para 3,68 milhões no último mês do ano.

Com um reach multiplataforma de 3,27 milhões de pessoas, o Jornal de Notícias continua a encerrar o top 3, excluindo o Mundo Sapo. O agregador de conteúdos, que conta com títulos como o jornal I, Jornal Económico, Visão, Activa, Eco ou Polígrafo, totaliza um reach multiplataforma de 4 milhões e 185 mil pessoas, valor que assegura a liderança geral do ranking NetAudience.

Entre os títulos generalistas, o Expresso chega ao final do ano na quarta posição, que recuperou em Novembro ao superar o Diário de Notícias. Em Dezembro, o semanário da Impresa aumentou ligeiramente o seu reach digital dos 2,54 milhões de pessoas para os 2,57 milhões. Já o título do Global Media Group, que regressou ao formato diário em banca no dia 29 de Dezembro, viu o seu alcance digital recuar dos 2,54 milhões de pessoas alcançadas em Novembro para os 2,45 milhões no último mês de 2020. À frente destes dois títulos volta a surgir, em Dezembro, com um reach multiplataforma próximo dos 2,97 milhões de pessoas, a Flash. O Notícias ao Minuto, que em Junho ocupava a quinta posição do ranking geral, deixou no último ano de ser auditado pelo NetAudience, seguindo uma decisão que havia já sido tomada pelo Público. O diário da Sonaecom, recorde-se, abandonou o ranking da Marktest por não concordar com os critérios de análise.

O Record mantém a liderança no segmento desportivo apesar de descer dos 1,86 milhões de pessoas que havia alcançado no mês anterior para os 1,62 milhões, seguido por O Jogo, que desceu também de 1,62 milhões de pessoas alcançadas para 1,58 milhões em Dezembro, e pelo MaisFutebol, que alcançou 1,16 milhões de pessoas (regista 1,12 milhões em Novembro).

A liderança entre os títulos do segmento económico permanece igualmente nas mãos da Cofina, com o Jornal de Negócios muito próximo da fasquia dos 2 milhões de pessoas alcançadas nas plataformas digitais no mês anterior ao encerrar o ano com 1,97 milhões de reach. O Dinheiro Vivo regista uma descida dos 1,03 milhões de pessoas alcançadas em Novembro para cerca de 922 mil pessoas.

A SIC segue na segunda posição entre as estações de televisão, com um reach multiplataforma de 2,39 milhões de pessoas, ocupando a oitava posição no ranking geral. Já a RTP, que ocupa a 16ª posição, fica pelos 1,74 milhões de indivíduos alcançados no digital.

Nas rádios, a TSF recuperou em Dezembro a liderança perdida para a RFM no mês anterior apesar de registar um decréscimo das 1,31 milhões de pessoas alcançadas em Novembro para 1,2 milhões. Já a RFM, que registava em Novembro um reach digital de 1,39 milhões de pessoas, apresenta uma quebra para cerca de 982 mil pessoas alcançadas no último mês do ano. Segue-se a Comercial (704 mil pessoas), que ultrapassa a Renascença (659 mil pessoas).

Analisando os resultados por grupo de media, a Cofina encerra o ano na liderança, que ocupa desde o passado mês de Outubro, totalizando um reach multiplataforma de 4 milhões e 476 mil pessoas. O Global Media Group, que subiu à segunda posição em Novembro, mantém-se à frente da Media Capital com um reach digital de 4 milhões de 294 mil pessoas, seguida de muito perto pela dona da TVI, que chega ao final de 2020 na terceira posição com um reach multiplataforma de 4 milhões e 287 mil pessoas. Seguem-se a Impresa (3,6 milhões), a RTP (1,74 milhões) e a Renascença Multimédia (1,55 milhões).

O ranking NetAudience apresenta desde Maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: 5,41 milhões de indivíduos alcançados em multiplataforma no último mês. No passado mês de Junho passou também a incluir a rede Sapo, que totaliza cerca de 4,47 milhões de indivíduos alcançados.

Deixe aqui o seu comentário