Quem movimentou mais investimento publicitário em 2020?

Por a 20 de Janeiro de 2021

eurosO Continente posicionou-se em 2020 como o maior anunciante do mercado português ao totalizar um investimento publicitário na ordem dos 334,5 milhões de euros (valor a preços de tabela), segundo os dados preliminares de encerramento do ano da MediaMonitor. A insígnia da Sonae, que no ano anterior fechou o ano na quarta posição, sucede à Unilever, que havia movimentado o maior volume de investimento em 2019, com aproximadamente 391 milhões de euros.

A Altice, que no último ano encerrava o top 5, ascendeu ao segundo lugar em 2020, somando no acumulado de Janeiro a Dezembro um investimento a rondar os 321,8 milhões de euros. A encerrar o pódio surge em 2020 a European Home Shopping, empresa de televendas que liderou o investimento no mercado português por vários meses, fechando as contas do ano com 295,6 milhões de euros. Unilever (274,3 milhões) e Procter & Gamble (215,7 milhões) encerram o top 5 no ranking dos anunciantes.

Analisando os números das agências de meios, a Carat foi aquela que movimentou maior volume de investimento publicitário no acumulado de Janeiro a Dezembro de 2020. Segundo dados MediaMonitor, a preços de tabela, a agência do grupo Dentsu, que no ano anterior tinha ocupado a quarta posição, foi responsável por um investimento próximo de 1,18 mil milhões de euros. A segunda posição voltou a ficar nas mãos da Wavemaker, que totalizou um investimento a rondar os 1,16 mil milhões de euros, novamente seguida pela Arena, que fecha o ano com 1,08 mil milhões de euros. A OMD, que liderou o ranking das agências de meios em 2019, fecha o último ano na quarta posição, com perto de 1,03 mil milhões de euros. O top 5 fica completo com a Mindshare, com 839 milhões de euros.

A Fuel troca de posição com a companheira de grupo ao assumir a liderança no ranking das agências criativas com um investimento próximo de 718,3 milhões de euros no acumulado dos 12 meses do último ano. A Havas Worldwide Lisboa, que encerrou 2019 na primeira posição, ocupou em 2020 o segundo lugar, com 711,7 milhões de euros. Nos lugares seguintes surgem a Partners (535 milhões), a Publicis (358,6 milhões) e a Wunderman Thompson (352,5 milhões).

Como foi Dezembro

No mês de Dezembro, o maior anunciante do mercado português foi a Vodafone, com um investimento na ordem dos 34,1 milhões de euros, sucedendo à Nestlé, que ocupou no último mês do ano a terceira posição, com 29,7 milhões de euros. Já o Continente, líder no acumulado do ano, foi o segundo maior anunciante do mês de Dezembro, com um investimento a rondar os 30,4 milhões de euros. L’Oréal (29,4 milhões) e Worten (27,8 milhões) completaram o top 5 do ranking de anunciantes. Já nos rankings das agências, as lideranças pertenceram à Fuel (82,5 milhões de euros) e Carat (156 milhões de euros), à frente das agências criativas e de meios, respectivamente.

Deixe aqui o seu comentário