Manuela Botelho, Comunicação Covid-19 e Especial Sustentabilidade
Fique a par dos temas da edição desta quinzena do Meios & Publicidade, em que o destaque de capa vai para a entrevista a Manuela Botelho, secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes. A título excepcional, a edição digital desta quinzena é de acesso gratuito (clique aqui). Os espaços de opinião são assinados por Ana Margarida Ximenes (Atrevia), Susana de Carvalho (Earth Watchers), António Cunha Vaz (CV&A), João Paulo Luz (Impresa) e Pedro Yildiz Morgado (Fullsix Portugal/Havas CX). Acompanhamos ainda um dia na vida de Carla Bento dos Santos, directora de marketing do Santander. João Carvalho Oliveira, executive creative director da Acne Lisboa, apresenta o seu best of dos melhores projectos em tempo de pandemia. Conheça os destaques:
“As marcas não podem continuar a baixar investimentos em comunicação se quiserem manter-se relevantes”
Manuela Botelho, secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes, analisa o impacto da pandemia no marketing e os desafios, para profissionais e empresas, neste contexto de incerteza
A comunicação está a falhar no combate à covid-19?
Entropia na comunicação, sinais contraditórios dos políticos, ausência de estratégia para targets específicos e demasiada dependência dos jornalistas. Com o país num novo confinamento e a bater recordes de novos casos e óbitos, chegou a hora de olhar para a comunicação das entidades públicas
Por dentro da comunicação do maior hospital do Norte do país
A comunicação do Centro Hospitalar Universitário de São João divide-se em duas frentes: assessoria e comunicação interna. O hospital apareceu referenciado em 16 mil notícias, a maioria a propósito da covid-19, ao longo de 2020. A comunicação tem também de alcançar 6.600 colaboradores de 65 serviços
Agências especializadas em turismo e restauração à espera que a tempestade passe
Representantes de seis agências de comunicação e de branding especializadas em turismo e restauração fazem uma antevisão do que esperam para 2021, num arranque de ano marcado por um novo confinamento imposto pela progressão da covid-19. Como contornar uma crise que tem atingido particularmente este sector?
“Estamos sobretudo a criar um novo mercado”
A H2N assume-se como match maker entre marcas e cultura. Hugo Nóbrega, head of agency & creative, explica como é que este “match” se tem adaptado ao contexto pandémico
“A Miniso não serve apenas para comprar presentes para os miúdos”
Ricardo Ferreira, director-geral da Miniso para o mercado português, rejeita comparações com marcas como Muji ou Tiger. “Design japonês de alta qualidade” com “um preço excelente” são as promessas da marca que quer uma rede de 30 lojas, com quatro a cinco aberturas por ano.
A comunicação media friendly do Presidente que abraçou os portugueses
Uma análise de Sara Batalha (MTW Portugal) ao desempenho mediático de Marcelo Rebelo de Sousa. O que se pode aprender com a sua prestação nos debates?
Especial: Não basta parecer, é preciso ser
A sustentabilidade assume um peso cada vez maior na forma como empresas e marcas são percepcionadas pelos consumidores, determinando hábitos de consumo e opções de compra. Já não basta parecer verde. Com a ajuda de profissionais de agências especializadas, antecipamos desafios, os erros a evitar e analisamos a forma como as marcas nacionais integram a sustentabilidade na sua estratégia.
Especial: Sustentabilidade rima com criatividade
Pranchas de surf produzidas a partir de lixo plástico, móveis fabricados com madeira queimada pelos incêndios, uma loja de roupa debaixo de água, uma casa na árvore num jardim e atletas no pico de forma a abandonar a competição. Cinco projectos a provar que a criatividade não tem de correr risco de extinção ao comunicar sustentabilidade.
Especial: Cinco projectos de media que dão espaço à sustentabilidade
O ambiente, a preservação de ecossistemas e espécies, a eficiência energética ou a mobilidade sustentável são temas que têm conquistado cada vez mais espaço mediático ao longo dos últimos anos. Mais do que as secções ou segmentos em meios generalistas, têm surgido também projectos de media focados exclusivamente na sustentabilidade. Aqui ficam cinco exemplos recentes que mostram como o tema é transversal, da informação generalista à económica, passando até pelo segmento automóvel.