Inditex está a reorganizar portfólio de lojas em Portugal

Por a 21 de Janeiro de 2021

zara homeA Inditex está a fechar definitivamente várias lojas em Portugal em linha com a estratégia de gestão do portfólio de lojas físicas seguida em vários mercados. Em causa estão localizações premium, como o Chiado (Lisboa), mas também lojas situadas em centros comerciais. A política de crescimento de vendas passará pelo canal online.

O M&P sabe que a decisão de encerrar a Zara Home da rua do Carmo (Chiado), assim como outras lojas da insígnia de decoração e lar nos arredores de Lisboa e na zona Norte, já foi comunicada aos colaboradores. A lista de lojas a fechar é maior já que abrange outras marcas do grupo Inditex. O departamento de comunicação da Inditex em Portugal não respondeu aos pedidos de esclarecimento do M&P sobre este assunto.

Em Espanha, por exemplo, até Abril de 2021 a Inditex encerrará 79 lojas das insígnias Zara, Massimo Dutti, Bershka, Oysho, Pull&Bear e Stradivarius. O grupo vai prescindir não só dos pontos de venda em algumas das principais ruas, como a Gran Vía de Madrid ou as Ramblas e o Paseo de Gracias de Barcelona, mas também em alguns dos principais centros comerciais do país. No caso do país vizinho, as marcas mais afectadas pelo encerramento de lojas fisicas são a Massimo Dutti, Zara e Stradivarius.

Até ao terceiro trimestre de 2020, a Inditex registava vendas 28,9 por cento abaixo das 2019. Isto num contexto em que 5 por cento das lojas do mundo estavam encerradas e 88 por cento tinham acesso limitado. No entanto, as vendas online dispararam 75 por cento face a 2019, sendo que 97 por cento das visitas aos sites da Inditex eram orgânicas. O grupo galego prevê que as vendas online possam representar mais de 25 por cento do total das receitas  já em 2022, quando em 2019 correspondiam a uma fatia de 19 por cento. Até Outubro de 2020, a Inditex apresentava lucros na ordem dos 671 milhões de euros, menos 75,3 por cento em comparação com o mesmo período de 2019.

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