Dez serviços públicos de televisão e informação da Europa vão partilhar conteúdos

Por a 28 de Janeiro de 2021

europaDez meios de serviço público europeu, entre os quais a RTP, vão partilhar conteúdos online, no âmbito da luta contra a desinformação, divulgou a União Europeia de Radiodifusão (EBU). Além da RTP (Portugal), a iniciativa envolve meios da Alemanha (BR-ARD), Bélgica (RTBF), Espanha (RTVE), Finlândia (YLE), França (France Télévisions), Irlanda (RTÉ), Itália (RAI) e Suíça (SWi swissinfo.ch) e o canal franco-alemão ARTE.

Os conteúdos multilíngues irão fornecer uma “perspectiva pan-europeia sobre questões de interesse fundamental para as audiências nacionais como a pandemia covid-19, alterações climáticas e migração” e “actuará como um contrapeso eficaz à desinformação e retórica divisiva propagada via plataformas das redes sociais”, acrescenta a EBU, citada pela Lusa.

Cada meio terá a responsabilidade de seleccionar os assuntos que mais interessam aos respectivos públicos para publicá-los por meio de uma ferramenta de recomendação integrada no seu site. Esta ferramenta será lançada em Julho.

Os media envolvidos vão contribuir com conteúdos noticiosos de “elevada qualidade para um hub digital, que serão automaticamente traduzidos para várias línguas, usando novas ferramentas e processos de trabalho inovadores”, refere a mesma entidade.

Numa fase piloto do projecto, 14 meios a partilharem mais de 120 mil artigos. “Notícias e informações fiáveis e baseadas em factos são ainda mais importantes num momento em que a desinformação e o populismo ameaçam as democracias. É empolgante trabalharmos com tecnologia de ponta para abrir estes conteúdos de alta qualidade ricos ao nosso público, quebrando barreiras geográficas e de língua”, comentou o  director-geral da EBU, Noel Curran, citado pela Lusa.

Deixe aqui o seu comentário