NetAudience: Correio da Manhã continua a liderar alcance digital
Com um reach multiplataforma de 3 milhoes e 542 mil pessoas, o Correio da Manhã manteve em Novembro o estatuto de meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal, posição que o diário da Cofina ocupa desde Agosto. Apesar de representarem uma descida face aos 3 milhões e 654 mil pessoas alcançados no mês anterior, os números obtidos pelo Correio da Manhã continuam a garantir a liderança do NetAudience. A TVI, que volta a ocupar a segunda posição do ranking da Marktest, regista igualmente uma descida dos 3,41 milhões de pessoas alcançadas no digital em Outubro para os 3,33 milhões em Novembro.
O Jornal de Notícias, com um reach multiplataforma de 3,21 milhões de pessoas, continua a encerrar o top 3, excluindo o Mundo Sapo. O agregador de conteúdos, que conta com títulos como o jornal I, Jornal Económico, Visão, Activa ou Polígrafo, totaliza um reach multiplataforma de 4 milhões e 260 mil pessoas, valor que assegura à liderança do ranking netAudience.
Analisando os resultados dos títulos generalistas, o Expresso recupera a posição perdida no último mês para ao Diário de Notícias. O semanário da Impresa viu o seu reach digital subir dos 2,33 milhões para os 2,54 milhões de pessoas, ficando ligeiramente à frente do título do Global Media Group que se prepara para regressar ao formato diário. Apesar de ser ultrapassado pelo Expresso, o Diário de Notícias mantém-se colado ao semanário da Impresa já que regista também um crescimento do seu alcance digital, passando dos 2,35 milhões em Outubro para muito perto dos 2,54 milhões de pessoas alcançadas em Novembro. À frente destes dois títulos, volta a surgir em Novembro, com um reach multiplataforma 2,63 milhões de pessoas, a Flash. O Notícias ao Minuto, que em Junho ocupava a quinta posição do ranking geral, deixou de ser auditado pelo netAudience, seguindo uma decisão que havia já sido tomada pelo Público. O diário da Sonaecom, recorde-se, abandonou o ranking da Marktest por não concordar com os critérios de análise.
O Record segura a liderança no segmento desportivo com os mesmos 1,86 milhões de pessoas que havia alcançado no mês anterior, seguido por O Jogo, com cerca de 1,62 milhões, e pelo MaisFutebol, que alcançou 1,12 milhões de pessoas. A liderança entre os títulos do segmento económico mantém-se também nas mãos da Cofina, com o Jornal de Negócios a atingir a fasquia dos 2 milhões de pessoas alcançadas nas plataformas digitais (registava um reach digital de 1,63 milhões no mês anterior. O Dinheiro Vivo também cresceu, alcançando em Novembro 1,03 milhões de pessoas.
Entre as estações de televisão, a SIC segue na segunda posição, com um reach multiplataforma de 2,28 milhões de pessoas, ocupando a oitava posição no ranking geral. Já a RTP, que ocupa a 12ª posição, fica pelos 1,88 milhões de indivíduos alcançados no digital. Nas rádios, a RFM assumiu em Novembro a liderança ao ver o seu reach digital subir dos 1,11 milhões para os 1,39 milhões, ultrapassando a TSF, que liderou nos dois meses anteriores mas perde a posição apesar de registar igualmente um crescimento das 1,24 milhões de pessoas alcançadas em Outubro para 1,31 milhões em Novembro. Seguem-se a Renascença (886 mil pessoas alcançadas no digital) e a Comercial (836 mil pessoas).
Nos resultados acumulados por grupo de media, a Cofina segura a liderança conquistada em Outubro, totalizando um reach multiplataforma de 4 milhões e 343 mil pessoas. O Global Media Group sobe à segunda posição com um reach digital de 4,24 milhões de pessoas, ultrapassando a Media Capital, que ocupou em Novembro a terceira posição com um reach multiplataforma de 4,13 milhões de pessoas. Seguem-se a Impresa (3,62 milhões), a Renascença Multimédia (2,08 milhões) e a RTP (1,88 milhões).
O ranking netAudience apresenta desde Maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: 5,39 milhões de indivíduos alcançados em multiplataforma no último mês. No passado mês de Junho passou também a incluir a rede Sapo, que totaliza cerca de 4,47milhões de indivíduos alcançados.