Maioria das famílias portuguesas podia estar a pagar menos de luz e gás

Por a 29 de Dezembro de 2020

DINHEIROA mudança de tarifário de luz e gás poderia levar a uma poupança de 645 milhões de euros ao ano em Portugal, de acordo com a Payper, aplicação especializada na comparação de tarifários.

Numa análise feita a 390 mil facturas, a Payper considera que 72 por cento das famílias portuguesas está a pagar um valor muito superior à actual oferta. Segundo os dados da ERSE, existem 34 diferentes comercializadores de electricidade e 16 de gás em Portugal Continental, contando com 3.289 diferentes tarifários de electricidade e 350 tarifários de gás canalizado.

“Se existem actualmente, segundo a DGEG, cerca de 5,5 milhões de clientes residenciais domésticos em Portugal e se considerarmos que cerca de 72 por cento destes utilizadores não mudaram de comercializador nos últimos anos, e considerando uma poupança média de 163 euros anuais por utilizador, as famílias portugueses podem poupar cerca de 645 milhões de euros todos os anos, se optarem por mudar para um comercializador de electricidade ou gás, com melhores condições para o seu tipo de consumo”, considera Nuno Costa, data analyst do Payper.

Dos 96.500 utilizadores da sua aplicação, 52 por cento são clientes da EDP Comercial, 11 por cento do Serviço Universal (mercado regulado), 14 por cento da Galp, 8 por cento da Endesa e 6 por cento da Iberdrola.

Deixe aqui o seu comentário