União Audiovisual está a prestar apoio mensal a cerca de 250 famílias

Por a 26 de Novembro de 2020

Festivais746_11São já cerca de 250 as famílias apoiadas todos os meses pela União Audiovisual, grupo informal criado em resposta ao impacto da pandemia covid-19 no sector dos eventos, festivais e espectáculos. A informação foi avançada à agência Lusa por Ricardo Queluz, um dos elementos do grupo criado no passado mês de Março, altura em que o sector se viu paralisado pelo contexto pandémico, com os eventos cancelados ou adiados. O número de famílias a necessitar de ajuda, quase metade na zona de Lisboa, tem vindo a aumentar já que o mesmo responsável havia referido, em Julho, que a União Audiovisual estava a apoiar entre 150 a 160 pessoas por semana.

“Temos muito mais famílias agora em Lisboa do que em Julho”, indica Ricardo Queluz, referindo que, das 250 famílias apoiadas, 110 correspondem a pedidos de apoio na região de Lisboa. Quanto aos profissionais apoiados, “estamos a falar de tudo o que esteja dentro do audiovisual”, explica Ricardo Queluz, apontando que “há sócios-gerentes que ainda não tiveram apoio, trabalhadores independentes que tiverem apoio em Junho e agora não têm, há uns que tiveram agora e que não tiveram no início [da pandemia], e há uns que ainda não conseguiram ter nada” no que diz respeito aos apoios sociais anunciados pelo Governo.

Actualmente, a União Audiovisual conta com 20 pontos de recolha de bens alimentares fixos em todo o país (Évora, Aljezur, Faro, Olhão, Ponta Delgada, Coimbra, Lisboa, Queluz, Amadora, Pinhal Novo, Montijo, Almada, Feijó, Corroios, Caldas da Rainha, Peniche e Porto). Além da recolha regular de bens alimentares nestes pontos fixos ou em espectáculos que se associam ao grupo, têm surgido igualmente outras iniciativas de apoio aos profissionais do sector dos eventos, espectáculos e audiovisual.

É o caso do projecto Uncancel Collection, uma plataforma online temporária através da qual serão vendidos os produtos de merchandising dos eventos que teriam lugar em 2020 mas acabaram cancelados por força da pandemia, sendo que a receita obtida reverterá na totalidade para a União Audiovisual. Impulsionada pela Stream and Tough Guy e desenvolvida em parceria com a H2N, Nossa e Corpcom, o loja online estará disponível até ao próximo dia 15 de Dezembro e contará com “milhares de artigos”, havendo ainda “espaço para mais marcas se juntarem”, já que “a organização espera que outros eventos e marcas adiram a esta campanha que pretende ajudar quem mais precisa nesta fase negra que a indústria está a viver, e onde a fome é já uma realidade”.

Deixe aqui o seu comentário