Fumaça obtém financiamento de 84 mil euros da Open Society

Por a 19 de Novembro de 2020

fumacaO projecto de jornalismo Fumaça ganhou um novo financiamento da Open Society Foundations (OSF), no valor de 84 mil euros. A OSF, criada pelo milionário George Soros, reúne mais de 20 fundações. Em Setembro deste ano, o Fumaça já tinha arrecadado mais de 20 mil euros em campanhas de crowdfunding para financiar três séries documentais.

“Vamos continuar a apostar em jornalismo de investigação em áudio, feito com profundidade e tempo para pensar, e queremos ser o primeiro projecto de jornalismo em Portugal a ser totalmente financiado pelas pessoas. Esta bolsa vai ajudar-nos a chegar a esse objectivo”, aponta Ricardo Esteves Ribeiro, co-fundador do Fumaça.

O projecto já arrecadou mais de 400 mil euros em bolsas de jornalismo independente. Em 2019, os donativos individuais correspondiam a 400 euros por mês, cobrindo cerca de 5 por cento das despesas, enquanto actualmente representam mais de 40 por cento (quatro mil euros por mês). Segundo os responsáveis, a comunidade de contribuidores Fumaça conta com mais de 1200 pessoas e a contribuição média é de seis euros.

Deixe aqui o seu comentário