Portugal foi o sexto país com mais financiamento do fundo Digital News Initiative do Google

Por a 29 de Outubro de 2020

GoogleForam 7,8 milhões de euros distribuídos por 32 projectos ao longo dos últimos cinco anos. É este o balanço das seis rondas de financiamento do fundo de inovação Digital News Initiative (DNI) no mercado português, divulgou esta quinta-feira o Google. Números que fazem de Portugal o sexto país que mais financiamento recebeu, apenas superado pela Alemanha (21,5 milhões de euros), França (20,1 milhões), Espanha (12,1 milhões), Itália (11,5 milhões) e Reino Unido (14,9 milhões), segundo dados do relatório do DNI.

Entre os projectos de jornalismo digital apresentados por Portugal, quase metade (49%) dizem respeito à exploração de novas tecnologias, 24% para o combate à desinformação, 15% para a divulgação de histórias locais e 12% para o impulso das receitas digitais. No caso português, Madhav Chinnappa, director de desenvolvimento do ecossistema de notícias da Google, destacou, em declarações à agência Lusa, a criação da rádio Observador e o Nónio.

“Este movimento para o áudio e desenvolvimento do serviço de voz foi muito interessante porque tem sido bem sucedido”, sendo “um exemplo interessante de inovação”, apontou Madhav Chinnappa. A propósito do Nónio, que diz ter “a capacidade de inspirar a indústria”, o responsável refere que “as pessoas estão a perceber como podem colaborar e em que podem competir, em vez de competir em tudo”, diz, acreditando que “essa tendência de colaboração vai continuar, o que é bom”.

Desde que foi lançado, em 2015, o DNI atribuiu financiamento, além do Observador e da Plataforma de Media Privados (PMP), a projectos de jornalismo digital da Lusa, Cofina Media, Impresa, INESC, Público, Universidade do Porto, Global Notícias ou da Empresa Jornalística Região de Leiria, entre outros, refere o relatório do DNI.

Deixe aqui o seu comentário