Google vai investir 850 milhões de euros em parcerias com publishers

Por a 1 de Outubro de 2020

GoogleO Google News Showcase, novo projecto da empresa norte-americana, é descrito como uma “experiência” de notícias online que contará já com acordos com 200 publishers e que deverá representar um investimento na ordem dos 850 milhões de euros. O anúncio foi feito por Sundar Pichai, presidente executivo do Google, esclarecendo que “este compromisso financeiro (…) pagará aos editores para criarem e seleccionarem conteúdos de alta qualidade” com vista a uma “experiência” de notícias online.

“Continuamos mais do que nunca mobilizados entre os editores de notícias para os ajudar no seu projecto de transformação digital e para apoiar um jornalismo de qualidade”, assegura Sundar Pichai, explicando que o projecto incluirá ferramentas que permitirão aos publishers “formatar” os seus artigos para fornecer “mais profundidade e contexto” através de timelines, recortes de apresentação e artigos relacionados, às quais se seguirão “outros componentes tais como vídeo, áudio e resumos diários”.

A empresa assegura que tem já estabelecidos acordos com cerca de 200 editores de jornais e publicações em todo o mundo, integrando entre eles títulos como a Der Spiegel, Stern, Die Zeit ou Folha de São Paulo, além de estar actualmente em negociações com publishers de países como Índia, Bélgica ou Holanda. O Google News Showcase estará primeiro disponível no Google News no Android e depois no Google News para sistemas operativos iOS, podendo também ser acedido através do motor de busca Google Search e do Google Discover, feed de notícias personalizado do Google.

Deixe aqui o seu comentário