Conheça as novas recomendações de publicidade do SRIJ para casinos e apostas online

Por a 23 de Setembro de 2020
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O período de confinamento levantou novas preocupações sobre e o efeito da publicidade de jogos e apostas sobre grupos sociais mais vulneráveis. Como tal o Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ), entidade tutelada pela secretaria de Estado do Turismo, lançou um novo manual de boas práticas para a publicidade de jogos e apostas.

Obviamente que para a maioria das pessoas, o jogo de fortuna e azar é uma experiência bastante positiva, mas é necessário assegurar as boas práticas de jogo responsável. Existem inclusivamente sites como o Mister Casino que oferecem uma comparação dos melhores casinos em Portugal, garantindo uma prática de jogo segura e totalmente responsável e conforme as regras do SRIJ.

As novas recomendações de publicidade do SRIJ para casinos e apostas online visam sobretudo proteger os menores de implicações negativas que derivam do isolamento social devido à pandemia do COVID-19, nomeadamente o uso intensivo da internet por parte de crianças e adolescentes.

E em que consistem as novas recomendações de publicidade do SRIJ para casinos e apostas online? Anúncios a casinos e jogo online na rádio e televisão só depois das 22h30. Os casinos e as empresas de jogos online não devem fazer publicidade na televisão e na rádio entre as 7h e as 22h30, ou seja, só devem ter espaço publicitário à noite e durante à madrugada. O Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ) acrescenta ainda que estes anúncios também não deverão existir nem 30 minutos antes ou após um programa especialmente dedicado a crianças e jovens. Relativamente à publicidade nas redes sociais, estes anunciantes devem ativar os mecanismos que permitem limitar o acesso a menores

Esta crescente preocupação por parte do Ministério da Economia prende-se com o crescente número de adeptos que as apostas online têm vindo a ganhar em Portugal, por isso as novas regras de publicidade visam proteger o grupo mais vulnerável da população, promovendo o jogo responsável. A publicidade terá de seguir estas novas regras de forma a manter o jogo sob controlo.

Os avanços tecnológicos e a elevada competição entre casinos estão a alterar a forma como os clientes apostam online. Sobretudo durante o contexto de confinamento, o número de operadores de jogos online cresceu e todos estão à procura de se diferenciar e de se destacar no mercado das apostas. E é por isso que surge a necessidade de tornar a publicidade ainda mais regulamentada e mais restrita sobretudo visando proteger o target mais vulnerável e suscetível à adição.

poker-300x203Para além de limitar o horário, o novo conjunto de regras refere adicionalmente que  os anúncios não devem sugerir que o jogo pode “desenvolver qualidades pessoais”, ser “uma solução para problemas financeiros” ou ainda “criar a ilusão de que uma pessoa pode ganhar quantias elevadas com os jogos e apostas”. É ainda referido que todos os anúncios devem ter uma referência às entidades que lidam com a adição. Para além das novas regras promovidas pelo SRIJ, o Ministério da Economia já referiu que se encontra em análise a possibilidade de alteração ao Código da Publicidade.

Há a ressalvar que neste mercado há casinos que merecem reconhecimento pela forma como operam no mercado português, nomeadamente o casino Betano, cuja conduta está totalmente empenhada em promover uma atividade de jogo responsável. Este casino para além de cumprir com as regras do SRIJ, tudo faz para garantir que os seus clientes aproveitem ao máximo a sua experiência. A equipa Betano tem inclusivamente formação para sensibilização sobre jogo responsável.

É fundamental o envolvimento dos casinos, sobretudo dos casinos online, para a temática da proteção do jogador. As entidades exploradoras de jogos e apostas devem estar vocacionados para prestar ajuda profissional adequada em situações que envolvam risco ou adição ao jogo.

Com o crescente número de casinos licenciados em Portugal, tem aumentado a aposta em comunicação para motivar as boas práticas de jogo, através de meios de sensibilização social, assentes em ações informativas e de natureza preventiva, com o objetivo de consciencializar os jogadores e a população em geral para os perigos associados à prática de jogo não responsável.

Em Portugal, os casinos licenciados cumprem as regras, por isso a maior preocupação continua a ser os casinos e casas de apostas ilegais porque não há garantia de alguma proteção ao jogador.

* conteúdo da exclusiva responsabilidade da Mister Casino