Audiências TV em Agosto: TVI volta a registar melhor mês de 2020 mas SIC permanece líder

Por a 3 de Setembro de 2020

Clipboard01A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, revela que o consumo televisivo em Portugal aumentou 1% em Agosto (versus Julho). Em pleno Verão, a SIC manteve a liderança de canais, embora tenha registado uma quebra de -1 p.p. na sua quota de share, terminando o mês com 19.5%. No sentido inverso esteve a TVI, que voltou a registar o melhor resultado de share do ano. A estação de Queluz ficou com uma fatia de 15,6%, após um aumento de mais 0.1 p.p.. Já a RTP1 contrariou a tendência de quebra dos últimos meses e recuperou telespectadores em Agosto. A estação de televisão pública terminou o mês com um share de 11.2%, mais 0.2 p.p. versus Julho. De referir que o share de Outros (visionamento residual de canais não auditados, consumo diferido de dias anteriores e outras utilizações do televisor como streaming e consolas manteve-se superior ao da RTP1 em mais 2 p.p. de share.

Clipboard02

No que diz respeito ao universo dos canais Pay TV, de destacar um aumento de 0.9 p.p. nesta tipologia, que terminou o mês com um share de 37.8%. CMTV manteve-se líder com um share de 4.4% (+0.6 p.p. vs. Julho), seguindo-se Globo com 2.3% (-0.2 p.p. vs. Julho) e Hollywood com 2% (+0.2 p.p. vs. Julho).

Clipboard04

Em Agosto, e analisando a média de todas as inserções de cada programa, a final da Taça de Portugal, transmitida na RTP1 e que opôs os rivais Benfica e FC Porto, foi o programa mais visto. Com uma audiência média de cerca de 2 milhões de telespectadores, o jogo atingiu um share de 43.9%. Seguiu-se o jogo decisivo da Liga dos Campeões. Transmitido pela TVI, a partida disputada no Estádio da Luz foi vista, em média, por cerca de 1.9 milhões de portugueses a que correspondeu um share de 40.8%. A completar o top 3 de programas mais vistos do mês esteve a final de Quem Quer Namorar com o Agricultor? III – A Decisão Final. O programa foi visto por mais de 1.4 milhões de telespectadores e atingiu um share de 31.2%. Entre o top 20 de programas mais vistos, a SIC conta com 14, a TVI com 5 e a RTP1 com apenas um.

Clipboard03Em termos de estreias, de destacar O Noivo é que Sabe, o novo reality show da SIC que substitui Quem Quer Namorar com o Agricultor? III aos serões de domingo. Estreado no dia 30, o programa contou com uma audiência média de mais de 1.3 milhões de telespectadores, a que correspondeu um share de 28.1%. A SIC estreou também Totalmente Demais. A nova telenovela estrou a 24 de Agosto e registou uma audiência média superior a 801 mil telespectadores e um share de 24.2%. A TVI também apostou num novo programa para os domingos à noite. Depois da final de Big Brother, o canal apostou em Marco Horácio para apresentar o concurso Boom. O programa foi para o ar no dia 9 de Agosto e foi visto por mais de 766 mil telespectadores, o que significou que, 18.3% dos portugueses que estavam a assistir televisão no momento do programa estavam sintonizados na TVI.

initiativeFonte: Initiative

Deixe aqui o seu comentário