3 plataformas para alojar o seu blog

Por a 6 de Agosto de 2020
blog

Os blogs são uma excelente forma de partilhar os mais diversos conteúdos e, quem sabe, até ganhar algum dinheiro. Conheça as 5 melhores plataformas para criar o seu blog.

A tendência dos blogs não é nova mas, ao longo dos anos, não se perdeu e temos, na verdade, sentido justamente uma tendência para que o interesse por estas plataformas cresça.
Algumas redes sociais, como o Facebook, o Instagram ou Twitter – sendo este último conhecido por se tratar de um microblog – têm dominado muito do que digitalmente se vai fazendo e apoiando fortemente a criação de espaços maiores, para a partilha de conteúdos.
Levadas pelas possibilidades de criação e divulgação destes espaços, cada vez mais pessoas procuram, também, formas de rentabilizá-los. Assim, é comum que se procurem formas de ganhar dinheiro com um blog nos dias de hoje.

Para os produtores de conteúdo, no entanto, a criação do blog não é tudo e, no momento de se criar este tipo de espaço, é muito importante considerar qual a melhor plataforma para o alojar, considerando o tipo de conteúdo que se pretende publicar, o público que se deseja atingir e, claro, as necessidades de cada criador.
Hoje, apresentaremos algumas das plataformas onde pode alojar o seu blog, para que conheça 3 opções válidas e que podem adaptar-se a si, aos seus conteúdos e, quem sabe, ao seu negócio.

A importância de uma boa plataforma

A criação de um blog irá implicar, usualmente, também a aposta nas ferramentas de marketing digital e as ofertas do mercado no que diz respeito às plataformas que alojam os blogs podem ser bastante diferentes.
Quem procura criar e partilhar os seus conteúdos pessoais ou empresariais deve, por isso, tentar sempre compreender, mediante o tipo de blog que vai lançar, qual é a plataforma que melhor corresponde aos conteúdos e exigências.
A especialização e a qualidade da plataforma poderão ser pontos fundamentais, sendo ainda importante que a escolha considere a visibilidade potencial que – mediante a aplicação das medidas de SEO – um blog possa vir a ter.

As melhores plataformas para alojar o seu blog

Não faltam, no mercado, plataformas que pode usar para criar um blog. Ainda que no primeiro olhar estas lhe possam parecer bastante similares, existem caraterísticas específicas que podem fazer a diferença, principalmente se tiver a intenção de promover os conteúdos.

1. Blogger

Esta plataforma não é nova mas continua a ser uma escolha bastante comum entre pessoas e empresas que pretendem criar um espaço online.
Este blog é dinâmico mas muito simples de adaptar e de personalizar, já que tem uma navegação bastante intuitiva, permitindo que mesmo utilizadores menos experientes consigam alterar as configurações visuais e a apresentação ao público.
Por se tratar de uma plataforma XML, ainda assim, muitos utilizadores consideram que alguns dos seus processos de edição são mais complexos do que os dos concorrentes.
A Blogger tem ainda a vantagem de ser uma plataforma totalmente gratuita e na qual pode colocar anúncios para garantir algum retorno financeiro.

2. WordPress

Uma das escolhas mais comuns dos criadores de blogs é o WordPress e a popularidade desta plataforma não acontece por acaso.
O WordPress tem, hoje em dia, a mais ativa de todas as comunidades que gerem blogs, sendo procurada tanto por quem se inicia neste tipo de atividade como por quem já nutre alguns conhecimentos informáticos.
Embora seja simples e intuitivo, dinâmico e fácil, esta plataforma oferece possibilidades diversas e tem crescido no universo online, justamente por dar resposta às principais necessidades de pessoas e empresas.
Todo o seu processo, da instalação e configuração e passando pelas estratégias de promoção acontece de forma rápida e simples.

3. Tumblr

Não existe dúvida de que o alcance do Tumblr fala por si, embora muitas vezes esta plataforma se associe mais ao design e às imagens.
A plataforma conta com uma das melhores estratégias de marketing digital, permitindo que o conteúdo e o seu criador consigam um número interessante de visualizações.
Um dos seus pontos positivos – muitas vezes erroneamente encarado como uma debilidade – é o facto de a composição do conteúdo constituir, em si, o design da página.
A sua interface minimalista faz também do Tumblr uma plataforma extremamente rápida, prática e simples de utilizar, que facilita a difusão de informação de uma forma quase instantânea, facilitando o contacto com o público e ajudando a fidelizá-lo.

Das plataformas à promoção

Para que um blog possa ter sucesso também é fundamental que se apliquem, no momento da criação de conteúdos, algumas estratégias de marketing, tais como o email marketing ou o SEO.
Este processo pode ser complementado, depois, com partilhas nas variadas redes sociais ou com a criação de anúncios, que poderão ser colocados no Google, nas referidas redes, através da partilha de links em diretórios.

* conteúdo da exclusiva responsabilidade de Alexa Coleman

Deixe aqui o seu comentário