RTP mantém formatos de debate desportivo garantindo não ter comentadores “tóxicos”

Por a 29 de Julho de 2020

Trio ataque“Na RTP, há muito se decidiu terminar alguns formatos ligados ao futebol. Felizmente, não temos programas ruidosos e comprometidos nem comentadores ‘tóxicos’”. Foi desta forma que a direcção de informação da estação pública reagiu à decisão da SIC, que esta segunda-feira fez saber que iria retirar da antena os programas Play Off e O Dia Seguinte por entender que “o clima existente entre os três principais clubes portugueses – nomeadamente o estilo comunicacional alimentado nas suas esferas e inalterado pela pandemia – prejudica progressivamente este modelo de debate.

A RTP afasta assim o cenário de cancelamento dos seus formatos de comentário desportivo, sustentando que estes são pautados pelo civismo e pluralidade e que não tem em nenhum deles representantes dos clubes, obedecendo a critérios de serviço público na escolha dos comentadores. “O que não impede alterações, mantendo o debate, o pluralismo e a civilidade, marcas de serviço público, que devemos honrar”, ressalva a estação numa nota emitida pela direcção de informação, onde se assegura que “não apostamos nem apostaremos em programas de diatribes, rumores ou insinuações”. “Tratamos o desporto e o futebol como tratamos os outros domínios da vida pública”, remata a estação. Trio D’Ataque, Grande Área e Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio são os três formatos dedicados ao futebol actualmente em antena na RTP.

A TVI, segundo avançou esta segunda-feira o Observador citando fonte da estação, estará também a preparar o cancelamento dos formatos de debate Prolongamento e Livre e Directo, remetendo o anúncio dessa decisão para o final da época desportiva.

Deixe aqui o seu comentário