Pesquisas por “Cozinhas” com grande popularidade no pós confinamento

Por a 9 de Julho de 2020
cozinhas

Cozinhas por medida: sinais de retoma na nova economia?

A pandemia da Covid-19 revolucionou o nosso dia a dia. Atravessando fronteiras, geografias e culturas, transformou os hábitos de convivência social e laboral um pouco por todo o mundo. Devido às medidas de confinamento estabelecidas pelos governos para responder ao avanço do novo coronavírus, todos nós tivemos que ficar em casa durante várias semanas, o que teve um impacto tremendo na nossa vida coletiva. Alguma vez imaginou que iria ficar tanto tempo em casa? E quem diria que, em Julho de 2020, iriamos estar na internet à procura de “cozinhas modernas com ilhas”?

A verdade é que assim foi e é, porque essa realidade teve como consequência uma série de mudanças na vida quotidiana. Lembre-se, por exemplo, dos efeitos do teletrabalho, ou o cancelamento das aulas que fez com que os mais novos também ficassem mais tempo em casa. Tudo isso fez com que passássemos por este período mais juntos do que nunca, não só inspirados por um objetivo comum – sair da pandemia com espírito e saúde – mas também fisicamente juntos, ligados, nas nossas casas, uns com os outros e sempre com os nossos.

Para além do resgate do sentimento de identidade, união e pertença – a uma família, a uma casa, a um bairro, a uma cidade, a um país – isso possibilitou também pensar em novas formas de viver em casa. E nessa nova forma de estar em casa, a cozinha foi fundamental, por tudo o que representa – tradição, cultura e partilha – tendo regressado como ingrediente essencial e bem representativo desse espírito de ligação que foi recuperado. Para além disso, bom, todos nós precisamos de comer todos os dias, não é?

E com o encerramento dos restaurantes durante um longo período, dir-se-ia, de forma simples, que a cozinha voltou a ter lugar à mesa na dinâmica familiar. Não é por isso de espantar que durante os últimos meses as buscas por “cozinhas” no Google tenham registado um grande acréscimo a partir de meados de Março. Isso pode resultar quer de uma necessidade criada pelo Grande Confinamento, como ser sinal de alguma retoma económica e capacidade de investimento. A verdade é que cozinhas por medida e modelos de cozinhas passaram a estar na cabeça dos consumidores. Se o período de pandemia fez com que quisesse ir à procura de soluções para a sua cozinha, saiba que não está sozinho.

Dados

Dados do Google Trends em Portugal, sobre o interesse de pesquisa relativo ao termo “Cozinha” no período de Jan-Jul2020.

 

Cozinhas modernas com ilhas: uma solução de futuro?

É verdade, muitos portugueses passaram a quarentena a pensar no passo seguinte. Que modelos de cozinhas se podem adaptar a estes tempos novos? Cozinhas por medida? Cozinhas modernas com ilhas? Quem me pode ajudar? Como fazer um projeto de cozinha? As perguntas são muitas mas vamos por partes.

A cozinha é mais do que um mero espaço de refeições, sendo um lugar de confraternização essencial em todo o mundo. Se observamos a evolução das cozinhas ao longo dos últimos séculos, podemos concluir várias coisas, sendo uma desde já óbvia: a de que é um espaço cada vez mais importante na casa. Segundo trabalho da Home Advisor sobre as cozinhas britânicas, as primeiras cozinhas – no período Tudor, entre 1520 e 1620 – eram organizadas à volta da lareira e do respetivo fogo. Depois, já no século XIX, na era Vitoriana, começaram a surgir outros elementos, destacando-se o avanço da madeira como grande cenário para as cozinhas de então. No século XX entraram em cenas os eletrodomésticos – como o frigorífico – e o fogão a gás, bem como o chão de azulejos para fácil limpeza. Atualmente, vivemos o período de “cozinhas de design” – conceito que é suficientemente autoexplicativo por si só. As cozinhas por medida, ou os modelos de cozinhas, são luminosas, clean, e um espaço social de relevo. E aqui destacam-se as cozinhas modernas com ilhas, bem representativas dessa contemporaneidade onde o social venceu definitivamente a componente utilitária das cozinhas.

As cozinhas modernas com ilhas são uma solução quais quer sejam os modelos de cozinhas ou cozinhas por medida. A Leiken é uma das referências nesse mercado, representando marcas como a Arrital, ModulNova, Valcucine, ADL, Dall Agnese e Altamarea. Uma pesquisa no Google por “cozinhas por medida”, “modelos de cozinhas” ou “projetos de cozinha” pode também conduzir a resultados muito interessantes. Para aqueles a quem a pandemia abriu o apetite para uma cozinha nova, uma viagem por redes sociais como o Instagram ou Pinterest pode ajudar na altura das decisões. Bom, esta mesa está posta. Vamos comer?

 

* conteúdo da exclusiva responsabilidade da Unik SEO

Deixe aqui o seu comentário