O futuro não espera, existe. Literacia e formação de competências em Digital

Por a 31 de Julho de 2020
fotografia_native_1_meios_e_publicidade_ced_2020 (1)

Em Portugal, o discurso progressista da digitalização da economia tende a não acompanhar na mesma proporção o nível de literacia digital de uma grande parte dos profissionais. A desmaterialização é confundida com comunicação. Atribui-se ao digital um selo de garantia de sucesso. No contexto atual, essa realidade levou a que de repente se passasse a olhar para a discussão sobre o teletrabalho e o ensino à distância como um “tudo ou nada”. E pensar que de repente todos temos que estar online é já o primeiro erro. O que faria essa realidade de nós enquanto seres sociais?

Esta pandemia deixou clara a ausência de estratégia de médio/longo prazo no que respeita à presença digital das marcas. Umas souberam reinventar-se e reagir com criatividade; individualmente cada um de nós se tornou um influencer a partilhar de tudo e a expor quase tudo; e, passado o entusiamo, no pós-Covid já se fala que a maioria dos líderes quer que volte tudo a como era antigamente. Esta base de literacia digital é crítica para o sucesso das organizações de hoje. O discurso de que o “digital é o futuro” é sinal de uma enorme ignorância de quem lidera.

Num mercado tão saturado como é o Marketing Digital, o ideal não é somar certificados. É investir em formações que deem a certeza de confiança e que permitam alicerçar com maior confiança o know-how nestas matérias. A pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa) reinventou-se para a sua 7.ª edição com o objetivo de responder com maior qualidade ao mercado. O curso está organizado numa estrutura modular em que, na prática, a soma de todas as abordagens equivale ao desenho dos elementos considerados críticos na definição de um projeto de comunicação digital, com consistência, performance e criatividade, tendo por referência a comunicação integrada de uma marca.

Para o próximo ano letivo, foi criado um módulo introdutório sobre Comunicação Estratégica e os fundamentos de Digital Intelligence que suportam o apoio à decisão e ao planeamento. O módulo de Ética e Direito foca-se agora na propriedade intelectual, privacidade e dados pessoais. O módulo de Plataformas e Estratégia Editorial ganha ainda mais força dados os desafios permanentes na elaboração de conteúdos diferenciadores, ajustados aos meios e formatos tão diversificados. Retomou-se a integração de Workshops temáticos e desenhou-se um novo módulo dedicado ao Inbound Marketing para apoiar a integração de todos os
conteúdos abordados na pós-graduação e que se proporcione uma visão holística e multidisciplinar da Estratégia Digital.

Esta realidade redobra também o esforço do ISCSP-ULisboa por garantir uma oferta relevante e de qualidade com a pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital. Uma escolha diferenciadora. Acima de tudo compare. Decida melhor.

David Monteiro, Coordenador Executivo da pós-graduação em Comunicação
Estratégica Digital do ISCSP-ULisboa.

Deixe aqui o seu comentário