Do brunch em casa aos alimentos locais: as novas tendências alimentares pós Covid-19

Por esta altura, já todos sabemos o quanto a pandemia da Covid-19 mudou o nosso dia a dia. Um vírus silencioso, mas disruptivo, chegou para mudar o quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo. A obrigação de ficar em casa criou novos hábitos e estes acabaram por se revelar mais do que apenas temporários. Vieram para ficar. Comer em casa foi um desses hábitos. Com toda a família recolhida na habitação, tanto cozinhar como ir buscar refeições prontas a restaurantes com take-away passou a ser rotina.
Mas se esta noite teve um sonho nostálgico com um longo domingo de Verão ao ar livre com as palavras brunch café Lisboa a soarem como um anúncio, lembre-se que já pode ir matar essas saudades. Sim, os cafés e restaurantes já reabriram e, portanto, com as devidas cautelas, já se pode ir “brunchar”. Se estiver por Lisboa, o Royale Café é uma das opções a ter em conta, não só para quando se pensa em brunch na Baixa Chiado, mas também para refeições saudáveis que podem ser levadas para casa.
Uma coisa é certa: a pandemia lembrou-nos que a boa alimentação é cada vez mais importante e refeições saudáveis são essenciais para a nossa saúde. Aliás, segundo indicam estudos recentes, alimentos saudáveis e de origem local serão algumas das exigências dos consumidores pós Covid-19. Nada corporiza tão bem isso como um brunch em casa, uma das tendências alimentares para este período de “novo normal.”
O que é um brunch?
Antes de mais, o nome. “Brunch” conjuga as palavras ingleses “breakfast” e “lunch” para pequeno-almoço e almoço. E, na verdade, conjuga-as também no conceito, visto que o brunch é um pequeno-almoço tardio ou almoço antecipado. Depois das cidades mais cosmopolitas do Mundo e da Europa, como Nova Iorque ou Berlin, o brunch chegou inevitavelmente a Lisboa para fazer as delícias de famílias e amigos – brunch Baixa Chiado passaram a ser termos ouvidos com normalidade. Claro que, devido aos tempos que vivemos, todas as deslocações devem ser ponderadas com atenção. Mas nada como um plot twist para nos desafiar a encontrar novas formas de vivenciar aquilo de que gostamos.
Brunch em casa?
Sim, combinar brunch café Lisboa remete-nos para um imaginário apelativo, mas, graças aos tempos que vivemos, podemos fazer condizer brunch Baixa Chiado com casa – a sua casa. Quer aproveitando as ementas de brunch de vários restaurantes take away, quer mesmo preparando o seu brunch. Saiba que várias marcas já estão a apresentar produtos especificamente dirigidos para esta refeição. É o caso de uma gama de salsichas da marca Izidoro, criada como complemento de vários produtos do brunch, como ovos, fiambre, bacon e fruta. Sim, também pode preparar refeições saudáveis em casa e o brunch pode ser uma dessas refeições saudáveis. Basta pensar nos produtos certos e selecionar as melhores de entre os milhares de receitas que podem ser encontradas na internet. Outra ideia é inspirar-se no melhor que as três palavras mágicas – brunch café Lisboa – podem oferecer, fazendo umas visitas a alguns dos melhores spots da cidade. Fazer da sua casa um verdadeiro brunch Baixa Chiado não é impossível. Vamos aos ingredientes para uma receita de sucesso.
Básicos do brunch
Pão; queijos; patés e geleias; produtos de pastelaria ou confeitaria doce; fruta; canapés; tábuas de enchidos
Bebidas
Café; chá; bebidas lácteas; kefir; sumos naturais; águas; kombucha; espumante; spritz veneziano; clericot
Entradas
Croque monsieur; panquecas; waffles; torradas de abacate; ovos mexidos com bacon; ovos Benedict; omeletes; croissants.
Pratos
Saladas; quiches, salgados, empadas, fritattas
Sobremesas
Salada de frutas; mousses; bolos
É claro que se pensarmos em brunch café Lisboa somos convocados para um imaginário chic, onde se combinam ambientes de várias latitudes e geografias, tanto na decoração, como no prato. Mas ninguém disse que a sua casa não pode receber um belo brunch com os seus amigos.
Checklist para o seu brunch
- Definir quantos e quem serão os seus convidados. Família? Amigos? Trabalho? Não se esqueça das recomendações das autoridades de saúde. Acompanhe as notícias;
- Escolha um local da casa bem iluminado. Se tiver um espaço ao ar livre, melhor.
- Elabore a ementa. Veja acima as nossas sugestões e tenha em mente: refeições saudáveis!
- Elabore a decoração com cuidado. Pense em várias palavras – brunch café Lisboa domingo – e inspire-se.
- Lá por estar focado na comida, não se esqueça das bebidas!
- Envie convites personalizados.
- Et voilá!
* conteúdo da exclusiva responsabilidade da Unik SEO