Bareme Rádio: Comercial mantém liderança em tempo de confinamento

Por a 16 de Julho de 2020

manhas-da-comercialA estação mais ouvida no país continua a ser a Rádio Comercial, mantendo 1,1 pontos percentuais de vantagem sobre a RFM pela segunda vaga consecutiva. A terceira vaga do Bareme Rádio em 2020, tal como a última, volta a ficar marcada por uma quebra generalizada na audiência das principais estações de rádio em consequência do período de confinamento. A Comercial lidera agora com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) de 14,9% quando, na primeira vaga deste ano, a estação do grupo Media Capital Rádios (MCR) chegou a atingir a fasquia dos 19%, descendo para os 17,1% na segunda.

A quebra entre a segunda e terceira vagas é de 2,2 pontos percentuais, a mesma registada pela RFM, que desce dos 16% para os 13,8% de AAV. Mantém-se assim uma distância de 1,1 pontos percentuais entre Comercial e RFM quando, na primeira vaga, a estação do grupo Renascença Multimédia estava a apenas três décimas da rádio mais ouvida, registando então uma AAV de 18,7%. A audiência agora registada pelas duas estações representa igualmente uma quebra de 3,6 pontos percentuais, em ambos os casos, comparativamente à vaga homóloga em 2019, altura em que a Comercial registava uma AAV de 18,5%, enquanto a RFM estava nos 18,4%.

A M80, que permanece como a terceira rádio mais ouvida no país, resistiu bem a este tempo de confinamento, registado uma AAV de 6,6%, valor que representa uma descida de apenas uma décima face aos 6,7% da segunda vaga e uma subida na mesma proporção se comparado com o resultado obtido pela estação do grupo MCR na vaga homóloga em 2019. Na quarta posição mantém-se também a Renascença, que segura a AAV de 5,6% que já registava na última vaga, valor que traduz uma descida de três décimas comparativamente à vaga homóloga no últim ano, quando registava uma AAV de 5,9%. O top 5 das rádios mais ouvidas no país fica completo com a Antena 1, que desce dos 4,2% para os 4% entre as duas últimas vagas, representando uma quebra de um ponto percentual face aos 5% que registava na vaga homóloga em 2019.

A TSF segura a sexta posição apesar de registar uma descida dos 3,3% para os 3,1%, valor que representa, ainda assim, uma subida face à AAV de 2,9% que a estação detida pelo Global Media Group registava na vaga homóloga. Seguem-se, empatadas nos 2,5%, a Cidade FM e a Mega Hits, sendo que a estação do grupo MCR desce duas décimas entre a segunda e terceira vagas enquanto a estação do grupo Renascença Multimédia já registava os mesmos 2,5% na vaga anterior. Face à vaga homóloga, quando ambas as estações alcançavam uma AAV de 3,9%, a quebra é de 1,4 pontos percentuais.

A Antena 3 mantém-se no nono lugar, descendo dos 1,8% para 1,5%, valor traduz uma quebra de sete décimas relativamente aos 2,2% registados na vaga homóloga. Fecha o top 10 a Smooth FM, que desce uma décima, quer face à última vaga quer em comparação com a vaga homóloga, ao registar agora 0,9% de AAV. Seguem-se a Rádio SIM, que entretanto foi descontinuada, com 0,7%.

Na análise por grupos, a Media Capital Rádios mantém a liderança com uma AAV de 22,8, valor que representa uma quebra de 2,3 pontos percentuais relativamente à vaga anterior, quando o grupo apresentava uma AAV total de 25,1. Face à vaga homóloga em 2019, quando o grupo se situava nos 26,9%, a quebra é de 4,1 pontos percentuais. Já o grupo Renascença Multimédia, que na última vaga se situava nos 23,3%, cai para os 21,3%, uma descida de dois pontos percentuais entre as duas vagas e de 5,8 pontos percentuais relativamente aos 27,1% que registava na vaga homóloga e que lhe garantiam a liderança. Com 5,7%, a RTP desce cinco décimas face à vaga anterior e 1,6 pontos percentuais em comparação com a vaga homóloga em 2019.

Deixe aqui o seu comentário