NetAudience: Correio da Manhã ultrapassa JN e regressa à liderança

Por a 15 de Junho de 2020

CMO Correio da Manhã recuperou em Maio o estatuto de meio de comunicação social português com maior alcance digital, ultrapassando o Jornal de Notícias. Após um mês em que ocupou a quarta posição do netAudience, o diário detido pela Cofina viu o seu reach multiplataforma subir dos 3,35 milhões para muito perto dos 3,7 milhões de indivíduos alcançados, recuperando a liderança do ranking da Marktest alcançada pela última vez nos meses de Janeiro e Fevereiro. Já o título do Global Media Group, que liderava em Abril, desceu à segunda posição, registando que quebra no seu reach dos 3,55 milhões de indivíduos alcançados para os 3,43 milhões no último mês.

A encerrar o top 3 está agora a TVI, que ocupava em Abril a quinta posição e subiu dos 3,32 milhões de indivíduos alcançados para 3,38 milhões de reach multiplataforma, o suficiente para ultrapassar o site Notícias ao Minuto, que mantém a quarta posição mas desce dos 3,53 milhões para os 3,12 milhões de indivíduos alcançados. A estação de Queluz beneficiou ainda, para esta subida ao terceiro lugar, da ausência do Público. O diário da Sonaecom, que no último mês ocupava o terceiro lugar após ter liderado o netAudience no mês de Março, decidiu, recorde-se, abandonar o ranking da Marktest por não concordar com os critérios de análise.

Com as mudanças no topo da tabela, o top 5 é agora encerrado pelo semanário Expresso, que ocupava em Abril a sexta posição e sobe ligeiramente dos 2,85 milhões de indivíduos alcançados para os 2,88 milhões. Entre os títulos generalistas, segue-se o Diário de Notícias, que sobe à sétima posição apesar de ver diminuir o seu alcance digital para os 2,31 milhões de indivíduos (era 10º em Abril com um reach de 2,43 milhões). No top 10, destaque ainda para o site de lifestyle NiT, que sobe à sexta posição, com um reach multiplataforma de 2,8 milhões de indivíduos (era oitavo em Abril com 2,79 milhões).

No segmento desportivo, a liderança continua a pertencer ao Record, apesar de o título da Cofina ver o seu reach cair dos 1,6 milhões registados em Abril para os 1,37 milhões de indivíduos alcançados no último mês. No mesmo sentido, o outro título do segmento, O Jogo, desce de 1,34 milhões para 1,28 milhões. Já entre os títulos do segmento económico há mudanças, com o Jornal de Negócios a recuperar a liderança perdida em Abril para o Dinheiro Vivo, apesar de o económico da Cofina ter visto o seu reach descer dos 2,21 milhões registados em Abril para os 2,03 milhões em Maio. Já o título de informação económica detido pelo Global Media Group desceu dos 2,32 milhões de indivíduos alcançados para 1,74 milhões.

A SIC regressa também à segunda posição entre os canais de televisão, ultrapassando a RTP, embora a estação de Paço de Arcos registe uma quebra no seu reach multiplataforma, descendo dos 2,48 milhões alcançados em Abril para os 2,16 milhões em Maio. Acaba por ser a quebra mais significativa da estação pública a ditar a troca de posições, com a RTP a cair dos 2,82 milhões de indivíduos alcançados para os 2,04 milhões.

Nas rádios, a liderança mantém-se com a Renascença, embora tenha descido para um reach de 1,79 milhões de indivíduos depois de em Abril registar 1,88 milhões de reach. Seguem-se a TSF, que desce de 1,51 milhões para 1,28 milhões de indivíduos alcançados, a RFM, que sobe dos 595 mil para os 737 mil, e a Comercial, que desce dos 442 mil para perto de 430 mil indivíduos alcançados.

Olhando para os resultados acumulados de cada grupo de media, a liderança permaneceu em Maio nas mãos do Global Media Group, apesar de registar uma descida no reach multiplataforma dos 4,5 milhões para os 4,35 milhões. A Cofina continua a ocupar a segunda posição apesar de ver o seu reach multiplataforma crescer dos 4,21 milhões para os 4,26 milhões de indivíduos alcançados, seguida pela Media Capital, que desce dos 4,21 milhões de reach para aproximadamente 4,2 milhões. Seguem-se a Impresa (3,66 milhões), a Renascença Multimédia (2,24 milhões) e a RTP (2,04 milhões). O ranking netAudience apresenta desde Maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: 5,21 milhões de indivíduos alcançados em multiplataforma no último mês.

Deixe aqui o seu comentário