Quem liderou o investimento publicitário em Maio

Por a 22 de Junho de 2020

eurosA European Home Shopping assumiu-se em Maio como o maior anunciante do mercado português, com investimento publicitário na ordem dos 33,7 milhões de euros (valor a preços de tabela). Fuel e Wavemaker lideraram, segundo os rankings MediaMonitor, o investimento movimentado por agências criativas e de meios no último mês.

Após ocupar a segunda posição por dois meses consecutivos, a empresa de televendas liderou o investimento em Maio, sucedendo à operadora de telecomunicações NOS, marca que mais investiu no mês anterior. À European Home Shopping seguiu-se em Maio outra empresa de televendas, a Viva Melhor Sempre, com um investimento a rondar dos 21,6 milhões de euros. O pódio fica completo com Ediclube, que terá investido, a preços de tabela, cerca de 20,6 milhões de euros. Unilever-Fima e Continente completam o top 5 com investimentos na ordem dos 19,4 e 17 milhões de euros, respectivamente.

A Wavemaker foi, segundo os dados MediaMonitor, a preços de tabela, a agência de meios que movimento maior volume de investimento publicitário em Maio, tendo sido responsável por um montante a rondar os 64,6 milhões de euros. A Arena Media, que liderou o ranking das agências de meios no mês anterior, ocupou em Maio a segunda posição, com um investimento na ordem dos 63,6 milhões de euros, seguida pela Initiative, com 59,9 milhões de euros. O top 5 fica completo com a OMD (46,8 milhões de euros) e Starcom Mediavest (45,8 milhões de euros). A Carat, que lidera no acumulado de Janeiro a Maio, surge no sexto lugar em Maio, com 44,1 milhões de euros movimentados.

Entre as agências criativas, foi a Fuel a assumir a liderança em Maio. Com um investimento, a preços de tabela, a rondar os 35,8 milhões de euros, a agência superou a companheira de grupo Havas Worldwide Lisboa, que tem ocupado a primeira posição nos últimos meses e desceu ao terceiro lugar em Maio, com um investimento de 29,9 milhões de euros. A segunda posição pertenceu no último mês à Partners, que sobe uma posição ao contabilizar um investimento de 30,3 milhões de euros. No top 5 estão ainda a BBDO (25,7 milhões) e a Wunderman Thompson (24,2 milhões).

No acumulado dos primeiros cinco meses de 2020, o maior anunciante do mercado português passa agora a ser a European Home Shopping, que, ao movimentar um volume de investimento na ordem dos 147,5 milhões de euros (valor a preços de tabela), ultrapassou a Altice, que ocupou a primeira posição até Abril. Já as lideranças do investimento publicitário entre agências criativas e de meios continuam, respectivamente, nas mãos da Havas Worldwide (292,6 milhões de euros) e Carat (409 milhões).

Deixe aqui o seu comentário