O Instagram e a pandemia do COVID-19 – análise Master D

Por a 2 de Junho de 2020
Meios e Publicidade

Estamos a atravessar um cenário que propicia o maior uso da internet e das redes sociais. A pandemia da COVID-19 e as medidas de quarentena levam à adaptação de muitas atividades do quotidiano para o meio digital: o teletrabalho, os exercícios físicos, os concertos e muito mais.

Neste sentido, na Master D Portugal vemos que algumas redes sociais, sobretudo o Instagram, têm feito esforços para gerar um mindset positivo entre os utilizadores, além de criar mecanismos de fortalecimento do comércio local e dos pequenos empreendedores, que são alguns dos mais impactados pela pandemia.

Com efeito, desde março o Instagram lançou os stickers “Em Casa” e “Agradeço”. Assim, os utilizadores que os incluam nos seus stories geram um buzz positivo em relação à principal medida de contenção da propagação do vírus, e incentivam a gratidão aos profissionais que atuam na linha de frente do combate à COVID-19.

O sucesso destes stickers levou a plataforma a adotar outros recursos a fim de fortalecer a economia local e os pequenos empreendedores. Assim lançou-se o sticker “Apoie as pequenas empresas”, em que os utilizadores podem mencionar perfis de pequenos negócios nos seus stories, que ficam em destaque no feed e tornam-se mais visíveis para os utilizadores.

Recentemente, a plataforma lançou exclusivamente para alguns perfis que trabalham temas como o bem-estar e a saúde mental, um novo formato de publicação: os guides. Estes assemelham-se a artigos, com textos mais longos e com a inclusão de vídeos e posts de outras contas. Desta forma, os perfis que lançam os guides fortalecem não só a própria visibilidade, mas também a de outras contas do Instagram.

Na Master D Portugal interpretamos que este empenho da plataforma em estimular uma mentalidade positiva, o cuidado com a saúde mental e a resistência dos pequenos negócios propõe uma reflexão sobre o conceito de Marketing Digital. Se antes o Marketing era apenas sobre persuasão e venda, hoje vemos que é sobre apoio mútuo e, sobretudo, conexão.

O panorama da pandemia convida muitas empresas a adaptarem as suas metodologias de trabalho ao ambiente online, e a perceberem a relevância de estabelecer uma forte presença nas plataformas digitais.

Neste contexto, o mercado precisa de profissionais de Marketing Digital qualificados e dispostos a acompanhar as novidades. No Curso de Marketing Digital da Master D, preparamos os nossos formandos nesse sentido, proporcionando-lhes a oportunidade de adquirem conhecimentos que os ajudem a resolver os desafios do dia a dia profissional dos digital marketeers.

Assim, exploram o conceito de marketing digital; reconhecem a importância da reputação online de uma marca; aprendem a coordenar, implementar e acompanhar estratégias de marketing; estudam a gestão de comunidades online em redes sociais como o Facebook, Twitter, Youtube, ou o já referido Instagram.

Com efeito, o Instagram tem mostrado a todos que é possível não apenas sobreviver ou atravessar a pandemia, mas identificar as oportunidades que surgem neste contexto para tornar o ambiente online mais seguro e positivo.

Esperamos que essas lições sirvam de inspiração para as organizações que, contando com o apoio dos profissionais de marketing digital, poderão adaptar-se aos novos tempos e estabelecer uma presença online que faça a diferença no seu setor de atuação.

Assim, é possível não apenas identificar oportunidades de mercado, mas criá-las com um forte sentido de apoio mútuo e, sobretudo, conexão. Afinal, esse é o verdadeiro objetivo do Marketing Digital.

 

 

 

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