Disney+ chega ao mercado português a 15 de Setembro
Após ter sido apontado o mês para a chegada do serviço de streaming da Disney ao mercado português, sabe-se agora que o Disney+ ficará disponível no próximo dia 15 de Setembro. A plataforma será lançada, anuncia a The Walt Disney Company em comunicado emitido esta terça-feira, em oito mercados da Europa Ocidental em simultâneo, com Portugal a receber o serviço de streaming no mesmo dia em que ficará igualmente disponível na Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Islândia, Bélgica e Luxemburgo. A Holanda, recorde-se, foi o primeiro mercado europeu a ter acesso ao Disney+, ainda no final de 2019, tendo a expansão na Europa seguido para Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça, onde a plataforma se encontra disponível desde o passado mês de Março.
O mesmo comunicado confirma também o custo da subscrição do serviço no mercado nacional, que se fixará nos 6,99 euros mensais ou 69,99 euros no caso da subscrição anual, valores que colocam o Disney+ a meio da tabela de preços dos players concorrentes disponíveis actualmente no mercado português já que as subscrições da HBO e Apple TV têm um custo de 4,99 euro e o Amazon Prime de 5,99 euros (após um período de seis meses por 2,99 euros mensais), enquanto o Netflix disponibiliza vários pacotes de subscrição a começar nos 7,99 euros. No caso do Disney+, a subscrição permitirá o acesso ao serviço até quatro ecrãs em simultâneo, além de possibilitar a realização de downloads ilimitados em até 10 dispositivos e a criação de sete perfis de utilizador diferentes.
O serviço promete estar disponível, desde o dia do lançamento, “na maioria dos dispositivos móveis e Smart TV, computadores, consolas de jogos e dispositivos de streaming”. Sobre a presença do serviço na oferta de operadores de telecomunicações, como acontece actualmente com o Netflix, HBO ou Amazon Prime, não é ainda conhecida a intenção da Disney no médio prazo, sendo certo apenas que “no lançamento não estará disponível através de uma operadora de cabo”, refere ao M&P fonte oficial da empresa.
O Disney+, recorde-se, foi lançado no passado mês de Novembro nos Estados Unidos, tendo chegado também à Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Holanda antes da anunciada expansão à Europa, onde prevê chegar a todos os principais mercados no espaço de dois anos, tendo como objectivo alcançar entre 60 e 90 milhões de assinantes até 2024. O serviço junta filmes e produções clássicas aos catálogos da Pixar, Marvel ou Star Wars, portfólio que foi alargado novamente com a aquisição da 21st Century Fox, passando a Disney a deter também os direitos de outros produtos audiovisuais populares, como X-Men ou The Simpsons.
Com os direitos sobre um catálogo vasto, a plataforma de streaming própria da Walt Disney Company prometia apontar de imediato aos fãs das sagas mais icónicas das suas propriedades intelectuais, tendo o arranque contado desde logo com uma série original integrada no universo Star Wars, The Mandalorian, que a Disney confirma agora também que marcará presença no catálogo do serviço em Portugal desde o dia de lançamento. Na calha estão ainda séries originais sob a chancela da Marvel, como Loki, protagonizada por Tom Hiddleston, o mesmo actor que dá vida ao vilão no cinema em todos os filmes da saga Vingadores, tal como The Falcon and The Winter Soldier, com Sebastian Stan e Anthony Mackie, ou WandaVision, com Elizabeth Olsen e Paul Bettany.
O catálogo será reforçado ao nível do cinema com “blockbusters de 2019 em diante” e com a promessa de lançamento de mais de 25 séries originais e 10 filmes, documentários e especiais produzidos em exclusivo para a plataforma durante o primeiro ano. É o caso de um documentário sobre a produção de Frozen 2, um dos blockbusters que chegou aos cinemas em 2019, bem como novas séries da Pixar, caso de uma produzida com base no universo de Toy Story. Da saga Star Wars está também prevista uma série sobre Cassian Andor, baseada na era de Rogue One e protagonizada por Diego Luna, actor que integrou o elenco de Star Wars: Rogue One nas salas de cinema vestindo a pele do mesmo personagem, além de uma nova temporada exclusiva da série de animação Star Wars: The Clone Wars (actualmente exibida pelo Disney Channel).