Comunicação Digital: estão as marcas a usar todo o seu potencial?

Por a 17 de Junho de 2020
Hugo Marçal, general manager da Sendit

Hugo Marçal, general manager da Sendit

Já estamos a meio de 2020 e muito mudou na vida das marcas e das empresas. Sem dúvida que este ano ficará marcado pelo impacto que a pandemia covid-19 teve, não só a nível humano, mas também pelas complicações que o mercado empresarial sofreu e ainda sofre com o retomar a uma nova realidade.

No entanto, houve uma tendência que se manteve e que teve um maior boost nestes últimos meses, sendo que terá cada vez mais importância e influência no futuro: a Comunicação Digital.

Para proporcionar a melhor experiência ao cliente, as marcas devem estar atentas às mais recentes tendências e aplicá-las no seu negócio. Afinal, estamos a viver uma profunda transformação digital, acelerada pelo actual momento que vivemos e que veio modificar muito rapidamente a forma de comunicar, fazer compras, de trabalhar, de fazer negócios, de viajar ou de nos relacionarmos.

A verdade é que a Comunicação Digital, a interacção nas redes sociais, o comércio electrónico e as empresas digitais estão constantemente a mudar o nosso mundo. Por esta razão, as marcas devem estar atentas aos melhores modelos e instrumentos para facilitar a comunicação e estreitar os laços comerciais, sociais e profissionais. As vantagens? Desde logo a redução de custos, um maior alcance de clientes, a melhoria no diálogo entre clientes e empresas, a escolha da comunicação certa para o cliente certo, a personalização e a estratégia de fidelização, mas também a automatização de processos.

Existem várias ferramentas para impulsionar a Comunicação Digital, como o recurso a conteúdos personalizados e apelativos através de estratégias para as redes sociais, mas também de inbound marketing, que irão possibilitar que as marcas construam uma ligação forte com seus consumidores, conquistando a sua confiança e, consequentemente, a sua preferência. Mas, as estratégias de fidelização ou de conquista de novos clientes podem ainda passar pela utilização de plataformas de Marketing Automation, que se apresentam como uma poderosa abordagem de marketing para as empresas e que vem dar um novo impulso ao mercado de mensagens corporativas para clientes. As empresas precisam de automatizar as suas estratégias de comunicação, terem acesso a reportings detalhados sobre as campanhas efectuadas, escolherem qual o meio de comunicação mais eficaz, entre outros. As campanhas de SMS Marketing, Email Marketing, Voice Marketing, Push Notifications ou a produção de vídeos estão igualmente entre as soluções móveis digitais que podem fazer toda a diferença na hora de fazer chegar as mensagens aos consumidores e de garantir que a sua marca aporta valor. Comunicar é fundamental, mas é necessário saber quando, como e qual o retorno associado.

Tendo em conta que 67% da população mundial tem o seu próprio smartphone, de acordo com estimativas de 2019, o crescimento mobile está a influenciar em muito as estratégias a adoptar, com os dispositivos móveis a desempenharem um papel preponderante no crescimento das empresas através da utilização das ferramentas mais adequadas ao seu negócio e ao seu tipo de clientes.

Será que a sua empresa já está preparada para esta revolução e está a utilizar as melhores soluções de Comunicação Digital?

*Por Hugo Marçal, general manager da Sendit

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