Cashback: a forma de poupar com o cartão de crédito

Por a 8 de Junho de 2020

Depois de dois meses a ver a vida correr lá fora, começamos lentamente a “respirar na rua” e a voltar aos nossos locais de trabalho. Apesar deste aparente regresso à normalidade, a necessidade de continuarmos a ficar em casa tanto tempo quanto o possível e as regras de distanciamento social impostas levam a que os hábitos de consumo adquiridos durante o confinamento obrigatório se mantenham e refinem.

As compras online e a subscrição de serviços digitais que, antes da pandemia, era um hábito das gerações mais novas, tornou-se verdadeiramente transversal a todas as faixas etárias. Plataformas online de supermercados, farmácias, restauração (incluindo as mais conhecidas Uber Eats ou Glovo), instituições bancárias (adesão digital de serviços), tecnologia ou subscrição de serviços de streaming como a Netflix ou o Spotify transformaram-se em bens essenciais.

Se excetuarmos os supermercados e as instituições bancárias, líderes pela natureza do seu serviço na procura online, de acordo com um estudo com base na utilização dos cartões por parte de mais de 400 mil utilizadores durante este período de pandemia, em Portugal, as transações envolvendo Steam Games (+241%), Playstation (+136%) e Nintendo (+73%) foram as três marcas que mais cresceram em termos de procura sendo acompanhadas nesta onda pelos serviços Apple (+15%), Google (+11%) e Netflix (+9%).

Ora, se todo este tipo de serviços digitais teve um crescimento exponencial, a forma como os pagamos teve destino idêntico. Aqui entram os cartões de crédito. Solução ideal, e mais utilizada, para comprar ou subscrever serviços online, os cartões de crédito não têm que ser, apenas, uma via no sentido do gasto. Com o orçamento familiar a sofrer com a queda abrupta da economia, é bom saber que existe algo chamado “cashback” que pode fazer da utilização do cartão de crédito, não só uma forma de adquirir bens e serviços online, como também uma forma de poupar no processo.

O que é o Cashback?

O cashback, ou “devolução”, em português, é uma das vantagens que o cartão de crédito lhe oferece. Alguns cartões de crédito possuem cashback e se fizer compras com um deles pode vir a receber uma percentagem da compra no mês seguinte. Basicamente, o cashback significa que uma porção do dinheiro gasto volta a entrar na conta do comprador. O valor devolvido depende sempre de uma percentagem pré-estabelecida pelo banco ou pela instituição financeira que emitiu o cartão. Esta percentagem varia normalmente entre 1% e 3%.

É importante salientar que quanto mais utilizar um cartão com cashback, mais dinheiro poderá receber de volta. Porém, antes de iniciar uma compra deve pensar bem se está a tomar o passo correto. Além disso, deve sempre confirmar a anuidade do cartão e comparar a taxa de juro referente ao cartão que pretende com outros cartões com cashback.

Durante estes tempos, marcados por confinamentos e desconfinamentos, uma das propostas que mais se evidencia, provém dos cartões de crédito da marca portuguesa Unibanco.

Cartões de Crédito com Cashback: como funcionam?

Desenhados para a subscrição de serviços online, os cartões de crédito Unibanco com adesão 100% digital estão, neste momento, a promover a oferta de Cashback que permitirá ao seu detentor receber até 200€ de volta nas compras realizadas durante os primeiros 12 meses. O crédito do valor da oferta de Cashback será feito trimestralmente.

Em termos concretos, falamos para valores de cashback que podem oscilar entre os 20 euros mensais para um montante de compras ou adiantamento de numerário a crédito igual a superior a 500 euros e os 5 euros mensais para um valor entre 100 e 299 euros em compras e adiantamentos. Para além de todas estas valências, e porque a segurança é importante, estes cartões com Cashback, além de cumprirem com a totalidade dos requisitos das novas definições de segurança, dão-lhe uma garantia adicional através dos serviços 3D Secure, MB net (cartões virtuais que podem ser associados ao seu cartão) e alertas de segurança sempre que for ultrapassado o limite máximo por transação definido pelo cliente.

De forma adicional, estes cartões de crédito Unibanco com cashback dão ao seu detentor o direito a usufruir de uma série de vantagens, entre as quais 20 a 50 dias de crédito sem juros, anuidades gratuitas, descontos em moda, eletrodomésticos, combustíveis e pontos que valem prémios.

Esta aposta em soluções digitais, uma marca já identitária do Unibanco, ganhou, recentemente, um novo ímpeto com o lançamento da campanha “Eu conto com o Unibanco no meu dia-a-dia” que demonstrou várias utilizações reais que qualquer um de nós tem e onde pode utilizar o cartão Unibanco. Face às exigências do presente momento, os cartões Unibanco têm a possibilidade de adesão 100% digital através do seu website, dispensando a necessidade de recorrer ao papel e de se deslocar a um balcão físico.

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