“Oráculo” de tendências e descontinuidades provocadas pelo covid-19

Por a 27 de Maio de 2020

Manuel MaltezQuais as forças de mudança que podem vir a transformar o contexto económico e social no novo normal? O grupo WPP tentou dar resposta a esta questão através de um documento  elaborado, em conjunto, por profissionais das diferentes agências do grupo.

“Pretendemos enriquecer e inspirar as marcas na construção dos seus pontos de vista sobre o que possa vir a ser o novo normal, e alimentá-las com insights para a identificação de ideias e oportunidades”, começam por enquadrar.

Assim, o grupo detectou 15 tendências que “vão ser potenciadas pelos novo normal”.

1 – Manager remote work veio para ficar

2 – O meu bairro, a minha comunidade

3 – Vamos estar juntos mas separados

4 – Em ambientes ‘limpos’

5 – Com novos inimigos invisíveis

6 – A juventude insatisfeita

7 – Mais reflexão, mais consciência

8 – Já não é preciso estar presente

9 – O nacional é que é

10 – Em shopstreaming

11 – Integrados em experiências virtuais

12 – Mais digital e para todos

13 – A expansão do e-commerce

14 – Com retalho omnichannel

15 – Até a reinvenção das indústrias

E também 10 descontinuidades. “As descontinuidades resultam da convergência de tendências, e podem alterar substancialmente a estrutura de uma indústria e as regras de mercado vigentes. Uma descontinuidade antecipa uma alteração brusca que pode criar novas necessidades e novos mercados. As descontinuidades não são previsões do futuro mas descrevem futuros possíveis”, explicam no documento TrendsWPP ao qual o M&P teve acesso.

1 – Os Novos Digitais

2 – Otimização de Recursos

3 – Multi-emprego

4 – Integração Inteligente

5 – Robots, Aliados Livres de Vírus

6 – N-commerce

7 – Fused Mass Entertainment Experiences

8 – Mapeamento dos fluxos das cidades

9 – Emigração Remota

10 -Os Grandes Horizontes

O enquadramento para estas tendências e descontinuidades, que vão servir de base para o webinar O consumidor depois do covid-19: O que acabou e o que começou, agendado para hoje, quinta-feira, das 17h30-19h, pode ser consultado aqui.

No webinar vão participar Miguel Matos (Philip Morris), Sérgio Carvalho (Fidelidade), Rodrigo Costa (Sumol + Compal), Patrícia Pinto da Costa (Perrigo) e Tomás Quijano (Mindshare), Maria João Oliveira (Wavemaker) e Carlos Coto (Kantar).

Deixe aqui o seu comentário