NetAudience: Jornal de Notícias assume a liderança no digital

Por a 13 de Maio de 2020

JNO Jornal de Notícias, que durante todo o primeiro trimestre deste ano surgia como terceiro título mais lido no digital, assumiu em Abril a liderança do netAudience, ultrapassando o Correio da Manhã e o Público. O diário detido pelo Global Media Group subiu assim duas posições e assumiu o estatuto de meio de comunicação social português com maior alcance digital, registando um reach multiplataforma a rondar os 3,55 milhões de indivíduos, valor em linha com o alcançado em Março, de acordo com os dados do ranking da Marktest, cuja metodologia junta num indicador único os dados no Bareme Internet e do NetScope e dá conta do alcance multiplataforma dos títulos com base em utilizadores únicos não duplicados.

Já o Público, que ocupou a liderança no mês anterior ao registar 3,81 milhões de indivíduos alcançados, viu o seu reach em Abril descer para os 3,45 milhões de indivíduos, caindo para o terceiro lugar, ultrapassado igualmente pelo site Notícias ao Minuto, que no último mês alcançou 3,53 milhões de indivíduos. Também o Correio da Manhã, que liderou o ranking nos primeiros dois meses do ano e ocupava em Março a segunda posição, com um reach de 3,78 milhões de indivíduos, caiu duas posições, passando em Abril para o quarto lugar com um alcance a rondar os 3,35 milhões de indivíduos. A encerrar o top 5 está agora a TVI, com 3,32 milhões de indivíduos alcançados.

Entre os títulos generalistas, segue-se o Expresso, que desce à sexta posição com um alcance digital de 2,85 milhões de indivíduos (estava nos 3,46 milhões em Março, ocupando a quinta posição), enquanto o Diário de Notícias fica pela 10ª posição, com um reach de 2,43 milhões de indivíduos, depois de ter ocupado em Março o oitavo lugar com 3,23 milhões. No top 10, destaque ainda para o site de lifestyle NiT, que sobe à oitava posição, com um reach multiplataforma de 2,79 milhões de indivíduos (era 10º em Março com 2,68 milhões).

No segmento desportivo, a liderança mantém-se nas mãos do Record, apesar de o título da Cofina ver o seu reach cair dos 2,06 milhões registados em Março para os 1,6 milhões neste primeiro mês do segundo trimestre. No mesmo sentido, o outro título do segmento, O Jogo, desce de 1,48 milhões para 1,34 milhões. No segmento económico, a liderança passou em Abril para o Dinheiro Vivo, site do Global Media Group que sobe ligeiramente dos 2,3 para os 2,32 milhões de indivíduos alcançados, superando o Jornal de Negócios, detido pela Cofina, que desce dos 2,42 milhões para os 2,21 milhões de reach multiplataforma.

A RTP regista em Abril uma subida dos 2,76 milhões para os 2,82 milhões de indivíduos alcançados, reach que lhe garante a segunda posição entre os canais de televisão, subindo do nono para o sétimo lugar e ultrapassando a SIC. A estação de Paço de Arcos, que tem ocupado a segunda posição até aqui, sofre uma quebra dos 3,28 milhões de indivíduos alcançados em Março para os 2,48 milhões de reach, ocupando agora o nono lugar (estava em sétimo no mês anterior).

Nas rádios, a liderança mantém-se com a Renascença, embora tenha descido para um reach de 1,88 milhões de indivíduos depois de em Março ter alcançado perto ficado muito próxima da fasquia dos 2 milhões. Seguem-se a TSF, que desce de 1,82 milhões para 1,51 milhões de indivíduos alcançados, a RFM, que sobe dos 574 mil para os 595 mil, e a Comercial, que desce dos 505 mil para os 442 mil indivíduos alcançados.

Analisando os resultados por grupo de media, a liderança manteve-se em Abril nas mãos do Global Media Group, apesar de registada uma descida no reach multiplataforma dos 4,58 milhões para os 4,5 milhões. A Cofina continua a ocupar a segunda posição, descendo dos 4,45 milhões para os 4,21 milhões de indivíduos alcançados, seguida pela Media Capital, que desce ligeiramente dos 4,22 para os 4,21 milhões de reach. Seguem-se a Impresa (3,76 milhões), o Público (3,45 milhões), a RTP (2,82 milhões) e a Renascença Multimédia (2,26 milhões). O ranking netAudience apresenta desde Maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: 5,22 milhões de indivíduos alcançados em multiplataforma no último mês.

Deixe aqui o seu comentário