Cannes Lions: Primeiro adiado, agora oficialmente cancelado

Por a 3 de Abril de 2020

Cannes LionsApós ter decidido adiar o evento para a última semana de Outubro, a organização do festival internacional de criatividade Cannes Lions anunciou agora oficialmente o cancelamento da edição deste ano. “O festival Cannes Lions sempre foi, na sua essência, sobre a criatividade e os leões. Entendemos que a comunidade criativa tem outros desafios para enfrentar neste momento, pelo que simplesmente não está em posição para prosseguir com trabalho que estabelece o benchmark [da indústria]”, justificou, em comunicado emitido esta sexta-feira, Philip Thomas, chairman do Cannes Lions. “As indústrias criativas e de marketing, assim como muitas outras, atravessam uma grande turbulência. Faremos nossa pequena parte ao acabar com quaisquer especulações sobre a realização do festival este ano”, explica o mesmo responsável, esclarecendo ser por esse motivo que a organização optou por “tomar a decisão o mais cedo possível, dando à indústria total transparência sobre a situação”.

Entre os motivos para o cancelamento estará a pressão colocada pelas principais holdings da indústria. A decisão surge um dia após um artigo publicado pela Campaign, onde se dá conta da intenção dos grupos Omnicom e WPP em não participar na edição deste ano do festival, estando os grupos Dentsu e Interpublic a estudar seguir o mesmo caminho. A próxima edição do festival Cannes Lions terá assim lugar apenas no próximo ano, estando já apontado para os dias 21 a 25 de Junho de 2021.

Na indústria da comunicação e marketing, vários eventos relevantes foram adiados ou cancelados devido à pandemia covid-19. O MipTV, o South By Southwest e os London International Awards passaram para 2021. Já os festivais de criatividade Dubai Lynx e El Sol foram adiados, respectivamente, para Setembro e Outubro, enquanto os eventos da Creative Week de Nova Iorque serão realizados via streaming. Em Portugal destaque para a QSP Summit, que foi adiada para Junho, e para o ONSeries Lisboa, cuja primeira edição, agendada inicialmente para Abril, terá agora lugar em Setembro.

Deixe aqui o seu comentário