Audiências TV em Março: Covid-19 faz consumo disparar 23%

Por a 2 de Abril de 2020

Imagem 3A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, revela que em Março, o consumo televisivo no lar em Portugal aumentou 23% face ao mês de Fevereiro. Num mês atípico, originado pela chegada do surto de covid-19 a Portugal, foi pedido aos portugueses que permanecessem em casa. Esta medida de contenção conduziu a um aumento nas audiências da maioria dos canais portugueses, com a SIC a manter a liderança. A estação de Paço de Arcos terminou o mês com um crescimento de 18% na sua audiência média, registando uma quota de share de 19.7%. A TVI também seguiu esta tendência, tendo registado um incremento de 15% na sua audiência média. A estação de Queluz verificou uma quota de share de 13.3%. Já a estação de televisão pública aumentou a sua audiência média em 14%, terminando Março com um share de 12.1%.

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imagemAnalisando o universo dos canais Pay TV, de mencionar também um aumento de 27% no seu consumo face a Fevereiro. Em destaque estiveram os canais informativos, que atingiram os máximos do ano, fruto da procura dos telespectadores portugueses em querer saber mais sobre o coronavírus em Portugal. CMTV foi o canal Pay TV mais visto, tendo registado um aumento de 63% na sua audiência média face ao mês anterior e 80% face ao mesmo período de 2019. Ainda assim, foi a SIC Notícias o canal que mais cresceu em Março (+132% face a Fevereiro), subindo à segunda posição dos canais mais vistos. A completar o top 3 de canais em Pay TV esteve a TVI 24, que seguiu a tendência de crescimento dos canais concorrentes (+99% vs. Fevereiro 2020). A tipologia Outros (que engloba o visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido de dias anteriores e outras utilizações da TV como streaming e consolas) também aumentou em 37% a sua audiência média, na sequência do aumento de consumo nas últimas três semanas,a sequência do aumento de consumo nas últimas três semanas, ficando acima da RTP1.

Imagem 6A chegada do coronavírus a Portugal mudou o paradigma na grelha de canais, já que se verificaram adiamentos de novos programas (Big Brother 2020 na TVI, por exemplo) e a reestruturação de outros que habitualmente tinham público e neste momento revelam bancadas vazias. Ainda assim, de destacar a estreia de Isto é Gozar com Quem Trabalha. Ricardo Araújo Pereira regressou à SIC e no dia de estreia do seu novo programa (1 de Março) registou uma audiência média de 1.6 milhões de telespectadores e um share de 29.9%, subindo à liderança dos mais vistos nesse dia. No acumulado do mês contou com uma audiência média de 1.7 milhões de telespectadores e um share de 29.5%, tendo sido o programa mais visto de Março. Também da SIC, menção para o regresso de Bárbara Guimarães aos ecrãs com o programa 24 Horas de Vida. Estreado no dia 8 de Março, registou uma audiência média de 1.2 milhões de telespectadores, tendo sido o terceiro programa mais visto desse dia. A TVI também lançou um novo produto de ficção nacional. Quer o Destino é a nova telenovela do prime-time da estação de Queluz, que foi para o ar no dia 23 de Março. Nesse dia foi o oitavo programa mais visto, tendo alcançado uma audiência média de mais de 1 milhão de telespectadores e um share de 19.1%. De destacar ainda a cobertura especial que os canais portugueses estão a realizar face à covid-19 com entrevistas e debates com os principais intervenientes políticos e especialistas em saúde.

initiativeFonte: Initiative

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