Audiências TV em Março: Covid-19 faz consumo disparar 23%
A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo IPG Mediabrands, revela que em Março, o consumo televisivo no lar em Portugal aumentou 23% face ao mês de Fevereiro. Num mês atípico, originado pela chegada do surto de covid-19 a Portugal, foi pedido aos portugueses que permanecessem em casa. Esta medida de contenção conduziu a um aumento nas audiências da maioria dos canais portugueses, com a SIC a manter a liderança. A estação de Paço de Arcos terminou o mês com um crescimento de 18% na sua audiência média, registando uma quota de share de 19.7%. A TVI também seguiu esta tendência, tendo registado um incremento de 15% na sua audiência média. A estação de Queluz verificou uma quota de share de 13.3%. Já a estação de televisão pública aumentou a sua audiência média em 14%, terminando Março com um share de 12.1%.
Analisando o universo dos canais Pay TV, de mencionar também um aumento de 27% no seu consumo face a Fevereiro. Em destaque estiveram os canais informativos, que atingiram os máximos do ano, fruto da procura dos telespectadores portugueses em querer saber mais sobre o coronavírus em Portugal. CMTV foi o canal Pay TV mais visto, tendo registado um aumento de 63% na sua audiência média face ao mês anterior e 80% face ao mesmo período de 2019. Ainda assim, foi a SIC Notícias o canal que mais cresceu em Março (+132% face a Fevereiro), subindo à segunda posição dos canais mais vistos. A completar o top 3 de canais em Pay TV esteve a TVI 24, que seguiu a tendência de crescimento dos canais concorrentes (+99% vs. Fevereiro 2020). A tipologia Outros (que engloba o visionamento residual de canais não auditados, visionamento em diferido de dias anteriores e outras utilizações da TV como streaming e consolas) também aumentou em 37% a sua audiência média, na sequência do aumento de consumo nas últimas três semanas,a sequência do aumento de consumo nas últimas três semanas, ficando acima da RTP1.
A chegada do coronavírus a Portugal mudou o paradigma na grelha de canais, já que se verificaram adiamentos de novos programas (Big Brother 2020 na TVI, por exemplo) e a reestruturação de outros que habitualmente tinham público e neste momento revelam bancadas vazias. Ainda assim, de destacar a estreia de Isto é Gozar com Quem Trabalha. Ricardo Araújo Pereira regressou à SIC e no dia de estreia do seu novo programa (1 de Março) registou uma audiência média de 1.6 milhões de telespectadores e um share de 29.9%, subindo à liderança dos mais vistos nesse dia. No acumulado do mês contou com uma audiência média de 1.7 milhões de telespectadores e um share de 29.5%, tendo sido o programa mais visto de Março. Também da SIC, menção para o regresso de Bárbara Guimarães aos ecrãs com o programa 24 Horas de Vida. Estreado no dia 8 de Março, registou uma audiência média de 1.2 milhões de telespectadores, tendo sido o terceiro programa mais visto desse dia. A TVI também lançou um novo produto de ficção nacional. Quer o Destino é a nova telenovela do prime-time da estação de Queluz, que foi para o ar no dia 23 de Março. Nesse dia foi o oitavo programa mais visto, tendo alcançado uma audiência média de mais de 1 milhão de telespectadores e um share de 19.1%. De destacar ainda a cobertura especial que os canais portugueses estão a realizar face à covid-19 com entrevistas e debates com os principais intervenientes políticos e especialistas em saúde.