Multibanco aponta para quebra para metade no número de compras e levantamentos

Por a 24 de Março de 2020

covid
O número de compras e de levantamentos diários na rede Multibanco caiu para cerca de metade entre a semana em que foi conhecido o primeiro caso de covid-19 em Portugal e a semana de 16 a 22 de Março. Esta redução da frequência foi acompanhada de um aumento do valor médio das compras e levantamentos de 21 por cento e de 25 por cento, respectivamente.

De acordo com dados do SIBS Analytics, o número de compras caiu 44 pontos relativamente à média registada antes da confirmação do primeiro caso em Portugal. Já o valor médio das compras na Rede Multibanco tem revelado uma tendência progressiva de aumento, na semana entre 16 e 22 de Março, para 42,1 euros face aos 34,7 euros da média verificada antes da confirmação de casos em Portugal.

Os dados da SIBS apontam para uma concentração de compras em super e hipermercados e farmácias e parafarmácias, sectores que passaram a representar mais de metade (54 por cento) das compras realizadas em Portugal na última semana.

O número de levantamentos contraiu 49 pontos relativamente à média registada antes da confirmação do primeiro caso em Portugal. Contudo, o valor médio aumentou para 84,5 euros face à média de 67,8 euros registada antes do anúncio de casos.

Deixe aqui o seu comentário